A atuação profissional de enólogos do IFRS campus Bento Gonçalves no enoturismo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2923

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a atuação profissional dos técnicos e tecnólogos em Viticultura e Enologia egressos do IFRS Campus Bento Gonçalves, e sua relação com atividades de enoturismo. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, mediante questionário online, contendo questões abertas e fechadas sobre aspectos sociodemográficos, formação e atuação profissional. A amostra corresponde a 91 participantes que concluíram o curso entre 2011 a 2017, sendo N = 322. As estatísticas descritivas aplicadas identificaram as principais atividades executadas pelos respondentes, que incluem a elaboração e análise de vinhos, recepção e atendimento a turistas, guiamento em visitas, varejo e comercialização. Dos participantes, 75 % acompanharam visitantes em degustações, mas apenas 59 % indicaram ter trabalhado com atividades enoturísticas. O técnico em Viticultura e Enologia é visto como um profissional que deve atuar no enoturismo em vinícolas, seguido pelo turismólogo e pelo enólogo. Todos consideraram relevante aprender sobre enoturismo; entretanto, 68 % indicaram que a instituição de ensino não oportunizou conhecimentos na área. Constata-se que os enólogos têm papel substancial no desenvolvimento do turismo de vinhos, apesar de não disporem de grade curricular que oferte conhecimentos teórico-práticos enriquecedores à qualificação, cabendo às instituições de ensino adaptarem seus currículos frente à demanda do mercado de trabalho.

Palavras-chave: Turismo de vinhos. Formação profissional. Desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

  • Hernanda Tonini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Campus Bento Gonçalves

    Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Possui graduação em Turismo - Gestão Hoteleira (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e mestrado em Turismo (UCS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves) onde é Coordenadora da Pós-Graduação. Foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Curso Técnico em Guia de Turismo (Campus Restinga) e Técnico em Hospedagem (Campus Bento Gonçalves). Coordenadora de projetos de extensão e pesquisa ligados à área do turismo e de lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, enoturismo, turismo em área rural, gestão do lazer, acessibilidade em espaços de lazer, eventos, hospitalidade e meios de hospedagem.

  • Gabriela Agostini Coppini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Campus Bento Gonçalves

    Técnica em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Bento Gonçalves) e estudante do Curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia (IFRS - BG). Participou como bolsista efetiva dos projetos de ensino "Para compreender as relações de gênero na atualidade" (2016) e "História obrigatória: preparação para ENEM e Vestibular" (2018). Também foi bolsista efetiva do projeto de extensão "CISSA - Cidadania e Saúde" (2017). Atuou como voluntária dos projetos de pesquisa "Aproveitamento dos resíduos bagaço de maçã e uva no desenvolvimento de produtos alimentícios" (2017), "O verbo e seu entorno" (2018) e "Enoturismo e atuação profissional: análise dos egressos dos cursos de viticultura e enologia" (2018). Participou do intercâmbio educativo entre as instituições de ensino Escuela de Agricultura - UNCUYO (General Alvear, Mendoza, Argentina) e IFRS - Campus Bento Gonçalves (Bento Gonçalves, RS, Brasil) em abril de 2018. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TONINI, Hernanda; COPPINI, Gabriela Agostini. A atuação profissional de enólogos do IFRS campus Bento Gonçalves no enoturismo brasileiro. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 774–778, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2923. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2923. Acesso em: 1 maio. 2025.