Ferrovia norte-sul

impactos no desenvolvimento de Açailândia e Porto Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2793

Resumo

Este artigo analisa a importância da Ferrovia Norte-Sul (FNS) para o desenvolvimento econômico dos municípios de Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO). Assim, aborda a relevância do modal ferroviário para o país, a privatização de trechos ferroviários em funcionamento, a projeção do transporte de cargas para os próximos anos e seus impactos territoriais. Ademais, é demonstrado como os investimentos das concessionárias cumprem papel significativo nesse processo, uma vez que a construção da FNS esteve, por diversos períodos, estagnada por falta de gestão pública dos recursos. Demonstra, ainda, como a gestão pública/privada se coloca como uma alternativa para a consolidação das ferrovias brasileiras, contribuindo para interligar e intensificar a relação econômica entre municípios e regiões brasileiras com o mercado mundial. Por meio de pesquisas bibliográficas e documentais constata que houve melhorias na economia dos municípios de Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), locais em que se encontram os principais pátios ferroviários da FNS em funcionamento.

Palavras-chave: Impactos Econômicos. Ferrovia Norte-Sul. Açailândia. Porto Nacional. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Jeferson Castro Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em Estudos Comparados Sobre as Américas pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, articulista do jornal O Popular, comentarista econômico de rádios locais e ex-conselheiro do Conselho Superior da FAPEG, Sebrae, FCO, Conselho Estadual de Educação. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntura econômica, economia brasileira, desenvolvimento regional, desenvolvimento e economia regional e urbana, arranjos produtivos locais, sistemas de inovação e mercado financeiro. (Texto informado pelo autor)

  • Lourdes Antônia Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Discente do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia. Goiás. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIEIRA, Jeferson Castro; OLIVEIRA, Lourdes Antônia. Ferrovia norte-sul: impactos no desenvolvimento de Açailândia e Porto Nacional. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 609–633, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2793. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2793. Acesso em: 1 maio. 2025.