Determinantes do crédito

uma análise do Programa Nossocrédito do Espírito Santo de 2013 a 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2651

Resumo

O microcrédito ganhou destaque no Brasil e no mundo como uma modalidade de empréstimos para os microempreendedores, sobretudo os localizados no setor informal. No estado do Espírito Santo, em exemplo, a experiência de destaque é o Programa Nossocrédito, que conta com um grande número de atendimentos ao longo de seus anos de funcionamento. O objetivo deste trabalho é analisar os determinantes do crédito do Programa Nossocrédito do Espírito Santo no período de 2013 a 2015. Para tal, foram estudadas as relações das variáveis socioeconômicas como renda, população e o IFDM, bem como as variáveis sexo e setor para onde o crédito é destinado, além do faturamento bruto dos microempresários, para verificar se essas variáveis exercem algum efeito sobre o nível médio de crédito concedido pelo programa aos municípios capixabas. Como instrumento,  utilizou-se de modelagem econométrica do tipo dados em painel com efeitos fixos. Os resultados encontrados apontaram para um efeito positivo da população e do PIB per capita dos municípios no valor médio de crédito concedido, o que demonstra que o programa atende majoritariamente aos municípios mais populosos e com maiores PIB per capita. Em contrapartida, os municípios considerados menos desenvolvidos pelo IFDM, que destinam mais créditos para o setor informal e para tomadores do sexo feminino, contaram com um menor valor médio de crédito emprestados.  Conclui-se que as variáveis socioeconômicas exercem influência sobre a quantidade de crédito fornecida pelo programa e que o Nossocrédito apresenta algumas dificuldades para atender ao público alvo dos programas de microcrédito.

Palavras-chave: Crédito. Dados em Painel. Microcrédito. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Priscila Soares dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e Mestranda em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Roni Barbosa Moreira, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas na Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Priscila Soares dos; MOREIRA, Roni Barbosa. Determinantes do crédito: uma análise do Programa Nossocrédito do Espírito Santo de 2013 a 2015. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 175–195, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2651. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2651. Acesso em: 1 maio. 2025.