Indicadores de sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural no município de Rolante/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2570

Resumo

Atender às necessidades e aos anseios da humanidade são considerados objetivos básicos do desenvolvimento, nesse contexto o desenvolvimento sustentável tem como desafio equilibrar as questões sociais e econômicas. O uso de indicadores de desenvolvimento rural sustentável tem como intuito avaliar um determinado sistema dentro de uma realidade conceitual e, dessa forma, permitir a quantificação de fenômenos complexos. Sob esse enfoque realizou-se este estudo com o objetivo de analisar a sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural do município de Rolante/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa-descritiva, com dados originados, basicamente, de fontes secundárias, principalmente de pesquisas estatísticas baseadas em dados de recenseamento. Os resultados do estudo indicam pequeno aumento da população rural e o envelhecimento dessa população, embora o pessoal ocupado na produção agropecuária tenha diminuído. No que se refere às dimensões da sustentabilidade do desenvolvimento rural, a questão econômica apresenta evolução positiva no Produto Interno Bruto (PIB) total e do PIB agropecuário do município. A dimensão social evidencia, por meio do IDHM, que o município está na faixa de desenvolvimento humano médio, com o aspecto educacional rural apontando para a necessidade de ações com o propósito de aumentar o grau de instrução da população rural municipal.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Indicadores. Desenvolvimento rural. Ruralidades.

Biografia do Autor

  • Patricia Ines Schwab, Faculdades Integradas de Taquara

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Jorge Luiz Amaral Moraes, Faculdades Integradas de Taquara

    Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Dilani Silveira Bassan, Faculdades Integradas de Taquara

    Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHWAB, Patricia Ines; MORAES, Jorge Luiz Amaral; BASSAN, Dilani Silveira. Indicadores de sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural no município de Rolante/RS. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 370–386, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2570. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2570. Acesso em: 1 maio. 2025.