O caso da Cooperativa de Trabalho de Costureiras Unidas Venceremos

relatos de uma experiência de economia solidária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2543

Resumo

Este artigo apresenta relatos de uma experiência de Economia Solidária, o caso da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos - Univens. Com a ascensão do neoliberalismo e o crescimento do desemprego, em 1996, um grupo de mulheres desempregadas de uma comunidade da cidade de Porto Alegre/RS, viram na formação da cooperativa uma oportunidade de trabalho, geração de renda e inclusão social. É comum em estudos de empreendimentos de corte coletivista, como o caso da Univens, especificamente ligado à Economia Solidária, um confronto entre o modelo organizacional desejado talhado numa perspectiva idealista e a realidade vivida nesses empreendimentos. Por isso, o objetivo deste estudo foi identificar as principais aderências e distanciamentos da experiência da Univens em relação aos princípios que fundamentam a Economia Solidária. Utilizando-se de procedimentos metodológicos qualitativos, procuramos compreender o processo de organização e desenvolvimento da cooperativa diante de um contexto socioeconômico adverso. Para a realização da coleta de dados foram utilizados três instrumentos: a pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação direta. As análises foram realizadas a partir da triangulação dos instrumentos de coleta de dados e os dados ordenados em três categorias: desenvolvimento histórico, processos de gestão, desafios e problemas. Como resultados, identificamos que a Univens utiliza princípios do modelo de autogestão; que o processo produtivo é dividido em três etapas (corte, costura e serigrafia), demonstrando uma clara divisão do trabalho; e que as fragilidades da cooperativa são decorrentes da sazonalidade dos pedidos e da falta de capacitação das cooperadas e das potenciais cooperantes. Conclui-se que apesar da Univens não ter superado a lógica capitalista, é preciso considerar o potencial transformador de suas práticas como forma de resistência as organizações capitalistas.

Palavras-chave: Economia solidária. Cooperativismo. Empreendimentos solidários. Univens.

Biografia do Autor

  • Lucas Henrique de Souza, Universidade Estadual de Londrina

    Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina. Paraná, Brasil.

  • Luís Miguel Luzio dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), graduado em Economia e Administração (UEL), Professor do Departamento de Administração da UEL. Londrina. Paraná, Brasil.

  • Jean Carlos Mendes da Rocha, Universidade Estadual de Londrina; Instituto Federal do Paraná

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Administrador no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina. Londrina. Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Lucas Henrique de; SANTOS, Luís Miguel Luzio dos; ROCHA, Jean Carlos Mendes da. O caso da Cooperativa de Trabalho de Costureiras Unidas Venceremos: relatos de uma experiência de economia solidária. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 76–97, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2543. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2543. Acesso em: 1 maio. 2025.