O mercado de chocolate no sul da Bahia

estrutura, produção e comercialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2373

Resumo

Apesar de ser um dos principais produtores de amêndoa de cacau no mundo durante o século XX, a incidência de crises na lavoura e maior concorrência mundial no final desse mesmo século tornaram a atividade cacaueira no Sul da Bahia pouco rentável. Nesse sentido, em meados dos anos 2000, produtores procuraram agregar valor à amêndoa e tornar a atividade menos sensível a crises internacionais, por meio da produção de chocolate com alto teor de cacau. Diante disso, este trabalho analisa a estrutura do mercado de chocolate no Sul da Bahia, identificando a quantidade de marcas, estratégias produtivas, comerciais e de marketing. O levantamento de dados foi feito em plataformas online e visitas técnicas, entre agosto de 2017 e julho de 2018, e submetidos à análise qualitativa e análise de correlação. Nesse período foram identificadas 50 marcas, concentradas nos municípios de Ilhéus, Itacaré e Salvador. A produção é majoritariamente Bean to Bar ou Tree to Bar com alto teor de cacau, explorando nichos de mercado orgânico, vegano e biodinâmico. A produção é, principalmente, de chocolate 56,6%, 70% e 80%, cujos maiores mercados destino são: Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Há dificuldade na comercialização, pois esta costuma ser feita por meio de terceiros. O mercado caracteriza-se por uma estrutura de concorrência monopolista e muito dinâmica, em que surgem novas marcas com muita rapidez no mercado, pois em setembro de 2019 já se contabilizavam 74 marcas, um aumento de 48% no período de 14 meses.

Palavras-chave: Cacau. Brasil. Chocolate. Produção.

Biografia do Autor

  • Paulo César Cruz Dantas, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Discente de Engenharia de Produção. Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Campus Soane Nazaré de Andrade. Ilhéus. Bahia. Brasil.

  • Mônica De Moura Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutora em Economia Rural. Docente no Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas, Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Campus Soane Nazaré de Andrade. Ilhéus. Bahia. Brasil.

  • Ana Paula Trovatti Uetanabaro, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutora em Ciência de Alimentos. Docente no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Campus Soane Nazaré de Andrade Ilhéus. Bahia. Brasil.

  • Andrea da Silva Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutora em Desenvolvimento Rural. Docente no Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas, Departamento de Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Campus Soane Nazaré de Andrade. Ilhéus. Bahia. Brasil.

  • Ana Carolina Pereira Novaes, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT/UESC. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Campus Soane Nazaré de Andrade. Ilhéus. Bahia. Brasil.

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Publicado

2020-01-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DANTAS, Paulo César Cruz; PIRES, Mônica De Moura; UETANABARO, Ana Paula Trovatti; GOMES, Andrea da Silva; NOVAES, Ana Carolina Pereira. O mercado de chocolate no sul da Bahia: estrutura, produção e comercialização. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 56–75, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2373. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2373. Acesso em: 1 maio. 2025.