Goiás na ótica da competitividade regional

uma análise de indicadores de 2015 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9ied.%20esp..2123

Resumo

Este trabalho analisa o posicionamento do Estado de Goiás (Brasil), no período de 2015 a 2018, segundo o estudo “Ranking da Competitividade dos Estados” efetuado pelo Centro de Liderança Pública – CLP. Partindo da premissa de que as unidades subnacionais precisam concentrar esforços no âmbito do desenvolvimento regional e estabelecer estratégias que visem romper as estruturas de reprodução da pobreza e da desigualdade e de que são  objetivos importantes a se perseguir: (i) emprego; (ii) pesquisa e inovação; (iii) mudanças climáticas e energia; (iv) educação; e (v) erradicação da pobreza, este artigo selecionou cinco dos dez pilares do estudo – capital humano, inovação, potencial de mercado, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental, tendo como parâmetro de desempenho, o ranking do estado no compto das 27 federadas do país:  alto desempenho (1º-10º), médio  desempenho (11º-19º), baixo desempenho (20º-27º) visando avaliar, com a sistematização de dados, sua competitividade em nível nacional. Os resultados indicaram, no ano de 2018, ascensão de três posições no ranking Brasil (13º-10º) e os seguintes resultados nos pilares priorizados: alto desempenho -sustentabilidade ambiental (5º), sustentabilidade social (10º) e médio desempenho - potencial de mercado (13º)), capital humano (18º) e inovação (19º).Muito embora Goiás tenha ascendido no ranking global, no que concerne pilares chaves de competitividade regional como potencial de mercado, capital humano e inovação, o estado apresentou desempenho mediano, o que sugere o estabelecimento de estratégias mais contundentes no quarteto ciência-tecnologia-inovação-educação para maximizar a atração de investimento, aumentar o potencial de mercado e consequentemente, ampliar ganho de competitividade.

Palavras-Chave: Brasil. Goiás. Desempenho. Competitividade. Desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Kérima Martins Parreira, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás

    Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Gestora Pública Governamental da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás. Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás.

  • Jeferson de Castro Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutor e vice coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

PARREIRA, Kérima Martins; VIEIRA, Jeferson de Castro. Goiás na ótica da competitividade regional: uma análise de indicadores de 2015 a 2018. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, n. ed. esp., p. 62–80, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9ied. esp.2123. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2123. Acesso em: 1 maio. 2025.