UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC

Autores

  • Gerson Ulbricht Universidade do Contestado - UnC
  • Neida M. Patias Volpi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.7

Palavras-chave:

Avaliação Docente, PROMETHEE II, Método de agrupamentos

Resumo

O cenário da educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino superior – IES busquem aprimorar suas práticas educativas com objetivo de oferecer qualidade em seus serviços. A legislação educacional atual estabelece um modelo de auto-avaliação no sentido de que cada instituição se auto-examine de modo a estar em constante aprimoramento de suas práticas educacionais. O processo de auto-avaliação institucional, entre outros aspectos, trata da avaliação das atividades docentes no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com a qualidade do ensino em seus campi, a Universidade do Contestado – UnC implementou o processo de avaliação docente, com objetivo de identificar o perfil de seus professores e estabelecer estratégias que visem o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Neste artigo é realizado um estudo sobre os critérios de avaliação utilizados neste processo. Para tratamento dos dados é proposta a metodologia multicritério de apoio à decisão PROMETHEE II, bem como o método estatístico de agrupamentos. Deste modo, são propostas alternativas que contribuam para fortalecer o processo de avaliação docente em relação ao tratamento de dados e análise dos resultados.

Biografia do Autor

  • Gerson Ulbricht, Universidade do Contestado - UnC
    Possui graduação em Processamento de Dados pela UnC - SC (1999). Possui Licenciatura em Matemática pela UNICLAR-SP (2000). Possui Pós Graduação - Especialização em Métodos Estatísticos pela FURB-SC (2006), é Mestrando do Programa de Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia - UFPR (término previsto: 11/2009). Atualmente é professor na Universidade do Contestado - Campus Mafra - SC e professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul - SC. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística e Programação Matemática.
  • Neida M. Patias Volpi, Universidade Federal do Paraná
    Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1975), Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1982), Mestrado em M Sc - University of London (1979) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multicritério, Planejamento Elétrico, Programação Linear Inteira Mista e Metaheurísticas.

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Artigos

Como Citar

ULBRICHT, Gerson; VOLPI, Neida M. Patias. UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. p. 72–84, 2011. DOI: 10.24302/agora.v16i1.7. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/7. Acesso em: 1 maio. 2025.