UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.7Palabras clave:
Avaliação Docente, PROMETHEE II, Método de agrupamentosResumen
O cenário da educação superior no Brasil exige que as instituições de ensino superior – IES busquem aprimorar suas práticas educativas com objetivo de oferecer qualidade em seus serviços. A legislação educacional atual estabelece um modelo de auto-avaliação no sentido de que cada instituição se auto-examine de modo a estar em constante aprimoramento de suas práticas educacionais. O processo de auto-avaliação institucional, entre outros aspectos, trata da avaliação das atividades docentes no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com a qualidade do ensino em seus campi, a Universidade do Contestado – UnC implementou o processo de avaliação docente, com objetivo de identificar o perfil de seus professores e estabelecer estratégias que visem o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Neste artigo é realizado um estudo sobre os critérios de avaliação utilizados neste processo. Para tratamento dos dados é proposta a metodologia multicritério de apoio à decisão PROMETHEE II, bem como o método estatístico de agrupamentos. Deste modo, são propostas alternativas que contribuam para fortalecer o processo de avaliação docente em relação ao tratamento de dados e análise dos resultados.Descargas
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ULBRICHT, Gerson; VOLPI, Neida M. Patias. UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO NA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE NA UnC. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. p. 72–84, 2011. DOI: 10.24302/agora.v16i1.7. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/7. Acesso em: 1 may. 2025.