Recursos didáticos de geografia em realidade virtual: avaliação de plataformas e guia prático para educadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v30.5885

Resumen

Este relato de experiência teve como objetivo a proposição um Guia Prático Educacional de Realidade Virtual, reunindo recursos didáticos e conteúdos educacionais em plataformas de Realidade Virtual (RV), gratuitas, aplicáveis ao ensino de Geografia para o 5º ano do Ensino Fundamental I. Os conteúdos foram identificados e avaliados segundo critérios pré-estabelecidos, tais como adequação, idioma, qualidade das imagens, compatibilidade à faixa etária e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação aos objetivos de aprendizagem. Utilizou-se da metodologia exploratória, incluindo revisões bibliográficas e análise de materiais disponíveis online. Foram analisadas 40 plataformas de RV, 121 vídeos 3D e VR e 18 museus. O guia foi elaborado no formato de Vlog, visando disponibilizar um recurso tecnológico inteligível aos professores, com foco na inclusão de ferramentas tecnológicas, permitindo a vivência de situações-problema que, em outras circunstâncias, seriam inacessíveis devido às limitações logísticas e financeiras do contexto da maioria das escolas públicas municipais.

Palavras-chave: educação 5.0; metodologias ativas; geografia; práticas pedagógicas; realidade virtual.

Biografía del autor/a

  • Lucia Renata da Silva Butzen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu (PR) Brasil.

  • Fabrício Baron Mussi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Administração pela PUC.PR. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).  Foz do Iguaçu (PR) Brasil.

  • Eduardo Cesar Dechechi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu (PR) Brasil.

  • Willian Francisco da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional  pela USP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foz do Iguaçu (PR) Brasil.

Publicado

2025-04-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BUTZEN, Lucia Renata da Silva; MUSSI, Fabrício Baron; DECHECHI, Eduardo Cesar; SILVA, Willian Francisco da. Recursos didáticos de geografia em realidade virtual: avaliação de plataformas e guia prático para educadores. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 30, p. 58–72, 2025. DOI: 10.24302/agora.v30.5885. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5885. Acesso em: 1 may. 2025.