Comparativo entre reconhecimento extrajudicial e judicial de filiação sociafetiva na comarca de Curitibanos/SC

Autores

  • Evelyn Aparecida França Schumacher Universidade do Contestado (UNC)
  • Jeison Francisco Medeiros Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v7.6156

Palavras-chave:

filiação socioafetiva, reconhecimento extrajudicial, reconhecimento judicial, direito de família, dignidade da pessoa humana, comarca de Curitibanos

Resumo

O presente trabalho tem como tema o reconhecimento da filiação socioafetiva, analisando comparativamente os procedimentos judicial e extrajudicial no âmbito da comarca de Curitibanos/SC. A pesquisa parte da relevância crescente das relações familiares pautadas pelo afeto, que desafiam o modelo tradicional de filiação baseado apenas em laços biológicos. O objetivo geral é compreender as diferenças e semelhanças entre os dois meios de reconhecimento da filiação socioafetiva, enquanto os objetivos específicos buscam conceituar e contextualizar historicamente essa forma de filiação, além de identificar os requisitos e documentos necessários para seu reconhecimento nas vias judicial e extrajudicial. A metodologia utilizada apresenta abordagem qualitativa, de caráter descritivo e método dedutivo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada junto ao fórum e aos cartórios da comarca de Curitibanos/SC. Os resultados apontam que o reconhecimento extrajudicial representa importante avanço em termos de celeridade e desburocratização, porém exige o cumprimento rigoroso dos requisitos legais e a concordância expressa das partes envolvidas. Por outro lado, o reconhecimento judicial é indispensável quando há conflito de interesses ou ausência de algum requisito formal. Conclui-se que ambos os meios são instrumentos eficazes de proteção às relações familiares socioafetivas e contribuem para a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana, garantindo o reconhecimento jurídico dos vínculos afetivos legítimos.

Biografia do Autor

  • Evelyn Aparecida França Schumacher, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do Curso de Direito, Universidade do Contestado. Curitibanos. Santa Catarina. Brasil. 

  • Jeison Francisco Medeiros, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Direito (UFSC-2022); Mestre em Direitos Fundamentais (UNOESC -2016); Especialista em Direito Processual Civil (ESA e UNC 2016); Especialista em Direito Tributário pela (UNOESC -2007); Professor do Programa de Mestrado em Sistemas Produtivos PPGSP UNC-UNIVILE-UNIPLAC-UNESC; Professor da Graduação em Direito na Universidade do Contestado  - UNC em Curitibanos; Professor de Pós Graduação na UNC; Professor de cursos na Escola Superior da Advocacia - ESA-SC; Advogado.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHUMACHER, Evelyn Aparecida França; MEDEIROS, Jeison Francisco. Comparativo entre reconhecimento extrajudicial e judicial de filiação sociafetiva na comarca de Curitibanos/SC. Academia de Direito, [S. l.], v. 7, p. 50–70, 2025. DOI: 10.24302/acaddir.v7.6156. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/6156. Acesso em: 17 dez. 2025.