Emancipação ou dependência? O papel do Capital Social nas políticas públicas de desenvolvimento local: o caso do PAA

Autores

  • Gustavo Leonardo Simão Universidade Federal de Viçosa
  • Edson Arlindo Silva Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.524

Palavras-chave:

Capital social. Desenvolvimento local. Políticas públicas

Resumo

Com o Modelo Societal de gestão pública, o conceito de capital social é frequentemente colocado em discussão acerca de seus efeitos junto à eficiência das políticas públicas. Contudo, usam-se por vezes abordagens conflituosas entre si com relação a sua conceituação. Diante desse contexto, procura-se através desse ensaio teórico, de modo geral, resumir as principais discussões acerca de capital social e sua relação com as políticas públicas, notavelmente àquelas voltadas ao desenvolvimento local. De modo particular, faz-se uma sumarização daquela vertente mais utilizada no âmbito dos estudos relacionados às políticas públicas, com destaque para aquelas que perpassam em sua implementação o surgimento de novas institucionalidades, com destaque para incentivos a criação de organizações coletivas. Para isso, propõe-se uma discussão analítica acerca do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Conclui-se que a visão paradigmática que melhor se representa o conceito de capital social no âmbito da ação governamental para o desenvolvimento local é aquela denominada de Funcionalismo Estrutural. Além disso, as visões aparentemente inconsistentes de Evans e Putnam sobre o conceito apresentam pontos de congruência.

Biografia do Autor

Gustavo Leonardo Simão, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Edson Arlindo Silva, Universidade Federal de Viçosa.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

Simão, G. L., & Silva, E. A. (2014). Emancipação ou dependência? O papel do Capital Social nas políticas públicas de desenvolvimento local: o caso do PAA. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 4(1), 24–39. https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.524

Edição

Seção

Artigos