Assistência técnica pública para organizações econômicas da agricultura familiar

evidências a partir da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3663

Resumo

O crescimento do número de pequenas organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil, atores centrais do desenvolvimento rural, é contrabalançado por suas diversas fragilidades gerenciais. A oferta de assistência técnica adequada é, portanto, um eixo estratégico das políticas de desenvolvimento rural. Este trabalho contribui no embasamento de métodos de assistência técnica voltada para a consolidação destas organizações. Analisa suas lógicas gerenciais e a contribuição de paradigmas de assistência técnica para seu aprimoramento. Um estudo de caso na Bahia caracteriza a oferta efetiva de assistência técnica e permite discutir a identificação de sua demanda. Revela-se uma carência na capacidade de aprimorar a gestão das organizações em fases iniciais ou de transição de seu projeto coletivo. Propõe diretrizes para realizar a identificação de demandas e modalidades de políticas públicas de assistência técnica para este público.

Palavras-chave: Organizações rurais. Agricultura familiar. Assistência técnica. Políticas públicas. Bahia.

Biografia do Autor

Philippe Jean Louis Sablayrolles, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará (INEAF-UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo INA-Paris. Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará (INEAF-UFPA). Belém. Pará. Brasil.

Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Pós Doutorado pela Politécnica da Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é docente do curso de tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Atua principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, economia solidária, cooperativismo, autogestão, tecnologia social, redes solidárias e cooperativismo industrial e cultura da segurança do trabalho.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Sablayrolles, P. J. L., & Azevedo, A. B. A. de. (2022). Assistência técnica pública para organizações econômicas da agricultura familiar: evidências a partir da Bahia. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 96–120. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3663