Revelando benefícios do turismo rural comunitário

roteiro turístico Sabores e Saberes, Ajuricaba, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3584

Resumo

O turismo rural tem sido apontado como uma estratégia de desenvolvimento associado à geração de renda e à valorização do trabalho em diversas comunidades, bem como um fator importante na preservação da natureza e no fortalecimento do capital social humano, por meio das relações estabelecidas nas interações entre receptores e visitantes. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar os benefícios do turismo rural para a sustentabilidade e o bem viver com base no estudo de caso da Rota Rural Sabores & Saberes do Município de Ajuricaba, no Estado do Rio Grande do Sul. Os dados do referido estudo foram coletados de várias fontes, incluída a divulgação oficial da “Associação de Turismo Rural Sabores & Saberes” em redes sociais, bem como no site oficial da Prefeitura, além de observação direta dos autores em experiência de visita à Rota. Os resultados obtidos mostram que o capital social humano parece consolidado na comunidade pesquisada, indicando que há uma grande vocação desta para o desenvolvimento do turismo rural. É perceptível que esta relação, vivenciada entre quem visita e quem recebe, contribui para o desenvolvimento sustentável local, a troca de saberes, a educação e o bem viver.

Palavras-chave: Agroturismo. Desenvolvimento rural. Diversificação rural. Experiências associativas. Troca de saberes.

Biografia do Autor

Cleusa Rossini, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Professora. Pós Graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Experiência na área da Educação em Gestão, Orientação e Docência. Mestranda e bolsista no Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da UNIJUÍ. Estudante no Projeto de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade UNIJUÍ.

Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Engenheira Agrônoma (UFSM) e Doutora em Ciência do Solo (UFRGS). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atua na área de Sustentabilidade, desenvolvimento rural, principalmente nos seguintes temas: impactos socioambientais dos sistemas produtivos.

Leonir Terezinha Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Engenheira Agrônoma (UFSM) e Doutora em Ciência do Solo (UFSM).  Professora adjunta do Curso de Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atua na área de ciência do solo, sustentabilidade, manejo ambiental em unidades de produção agropecuária e desenvolvimento rural, principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição vegetal e manejo e conservação do solo e da água e impactos socioambientais dos sistemas produtivos.

Daniel Rubens Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Pós-Doutorado em Geopolítica Ambiental Latino-americana, pela USACH - Universidade de Santiago do Chile (2018), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Direito pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) nos cursos de graduação em Direito, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, Professor do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade junto ao DEAG/UNIJUI. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e áreas propedêuticas, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, sociedade sustentável, legislação ambiental, gestão de políticas públicas e desenvolvimento regional Geopolítica Ambiental, Agenda 2030 e os ODS.

Eliane Marili Uhde, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Pedagoga, Professora Municipal de Ajuricaba, RS, Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, UNIJUÍ.

Fernanda Gewehr de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Advogada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGSAS/UNIJUÍ). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (Anhanguera). Graduada em Direito (UNIJUÍ). Estudante do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Rossini, C., Fernandes, S. B. V., Uhde, L. T., Cenci, D. R., Uhde, E. M., & Oliveira, F. G. de. (2022). Revelando benefícios do turismo rural comunitário: roteiro turístico Sabores e Saberes, Ajuricaba, RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12, 248–264. https://doi.org/10.24302/drd.v12.3584

Edição

Seção

Artigos