Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Submission conditions

    As part of the submission process, you must verify the submission in conformity with all items listed afterwards. The submissions that aren’t in accordance with the rules will be returned to the authors.

    1 - The file of the submission must be in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for the references are informed when possible.

  • O texto está em espaço simples com 12 pt depois, parágrafo com recuo de 1,25 cm, e o texto justificado. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto e tamanho 10 para citações com mais de três linhas e notas de rodapé; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    The text is written in simple space; uses template of 12; uses italic instead of underlines (except in URLs addresses); the images and tables are inserted in the text, not in the end of the document as attached documents.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows stylish and bibliographic standards described in Directions for authors, in the page About the Magazine.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission for pages with double blind peer review (ex.: articles) the instructions available in Assuring the double blind peer review were followed.

  • A contribuição é original e inédita, relacionada ao foco temático da revista DRd e não está sendo avaliada para publicação em outra revista.

    The contribution is original and unpublished, related to the thematic focus of DRD magazine and is not being evaluated for publication in another journal.

Diretrizes para Autores

Cadastro no sistema:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas, em especial a inclusão do URL e Resumo da biografia. No URL informar o link para o CV Lattes e ORCID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

Padrão de formatação:

Os artigos devem ser submetidos já no formato final de publicação da revista, conforme o template (Clique aqui para baixar), em arquivo .doc ou .docx.

Documentos suplementares:

No momento da submissão do artigo deve ser anexado o arquivo com as informações dos autores (Clique aqui para baixar). Além do arquivo com as informações dos autores outros documentos suplementares podem ser necessários como, por exemplo, autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.

Informações importantes

Apesar do foco temático da revista DRd estar atinente à área do Planejamento Urbano e Regional – Demografia, aceitam-se artigos, ensaios ou resenhas de outras áreas do conhecimento. Em qualquer caso, a condição para aceite é que os textos abordem temas vinculados, necessariamente, com o debate sobre o desenvolvimento (local, regional, territorial).

Os editores se reservam o direito de não publicar artigos que, mesmo recomendados pelos avaliadores, não estejam rigorosamente de acordo com todas as normas da DRd.

Os artigos a serem submetidos à DRd devem ser, preferencialmente, resultantes de pesquisa científica realizada nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em qualquer dos casos, tendo como escopo temático o desenvolvimento regional, nas suas diferentes dimensões. No caso de artigos ou ensaios de cunho predominantemente teórico, os mesmos devem contemplar a revisão crítica e atualizada da literatura sobre o tema em análise. Não serão aceitos artigos elaborados exclusivamente na forma de revisão bibliográfica.

Os textos submetidos à revista DRd poderão ser escritos nas línguas portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

Os artigos ou ensaios devem representar uma contribuição original, sendo que o mesmo texto ou similar, não pode ter sido publicado ou estar em processo de avaliação em outro periódico. Textos apresentados anteriormente em eventos científicos, cujo resumo e/ou versão original tenham sido publicados em anais, podem ser submetidos à DRd, desde que agreguem as sugestões e avanços obtidos nas discussões oportunizadas quando de sua apresentação. Caberá ao Conselho Editorial a decisão de publicá-los, sendo que uma das condições para fundamentar a decisão, é que os autores informem em nota de rodapé o nome do evento, a data e o local de apresentação.

O arquivo do artigo não poderá conter qualquer tipo de identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar como informações complementares, em arquivo em separado, que deverá ser anexado no passo 2 da submissão, informando os seguintes dados:

(i) título do artigo, na língua original, em espanhol e inglês;

(ii) nome, por extenso, de cada um dos autores;

(iii) informação do título acadêmico mais elevado, sua vinculação institucional, nome da cidade, estado, país e endereço de e-mail;

(iv) informação do número do Open Researcher and Contributor ID (ORCID) de cada autor; o número do ORCID de ser informado, também, no cadastro do(s) autor(es) do artigo.

A revista Desenvolvimento Regional em debate (DRd) aceita, preferencialmente, artigos com autoria de doutores. Doutorandos, mestres e mestrandos podem submeter artigos na condição de coautores. Já os graduandos, somente podem constar como coautores, desde que o texto seja resultado de reflexões teóricas ou investigações realizadas sob a orientação de um pesquisador com doutorado, este devendo constar como um dos autores.

O número de autores e coautores em artigos, ensaios ou resenhas fica limitado ao máximo de três. Casos especiais, desde que devidamente justificados em correspondência enviado ao Editor-chefe da DRd, serão analisados pelos editores da revista DRd. Na justificativa, além de outras informações relevantes, o autor principal deve indicar em qual parte do texto cada um dos autores colaborou.

Deve-se indicar, quando houver, as fontes de financiamento da pesquisa que resultou no artigo ou ensaio.

Os artigos devem ser submetidos à revista DRd completos e minuciosamente revisados. O editor avaliará a adequação do texto para avaliação e possível publicação a partir do texto submetido, cabendo aos autores a total responsabilidade pelo original enviado. Caso o(s) autor(es) não tenham procedido a revisão completa do texto, desde que se avalie da importância em publicar o artigo, a revista poderá enviar a um especialista para revisão, sendo que os custos de revisão poderão ser repassado ao(s) autor(es).

Normas técnicas

O texto deve ser digitado em Word, limitando-se a 25 laudas para artigos ou ensaios, incluindo notas de rodapé, tabelas, gráficos ou figuras e referências, e 05 laudas para resenhas, não devendo ultrapassar os 2MB.

As páginas devem configuradas no formato A4, com espaçamento simples com 12 pt depois, parágrafo com recuo de 1,25 cm, e o texto justificado. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto e tamanho 10 para citações com mais de três linhas e notas de rodapé.

Os artigos devem ser organizados em:

(i) Título, com máximo de 15 palavras, escrito na língua original e traduzido para o espanhol e inglês;

(ii) Resumo na língua original, em espanhol e inglês, com máximo de 250 palavras cada;

(iii) Palavras-chave na língua original, no espanhol e inglês, com o mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada, divididas por ponto final.

O texto do resumo e suas traduções deve contemplar os elementos constituintes indispensáveis aos textos científicos, destacando:

(i) o tema a ser tratado, problema de pesquisa e objetivos;

(ii) síntese do referencial teórico;

(iii) síntese da metodologia;

(iv) principais resultados.

Os elementos constituintes acima mencionados devem compor também a estrutura do texto do artigo ou ensaio, além das considerações finais (ou conclusão) e referências.

No caso de artigos escritos em espanhol, inglês ou francês, necessariamente, precisam apresentar título, resumo e palavras-chave na língua portuguesa.

As citações diretas devem constar no artigo com a devida referência, atendendo as normas da ABNT (NBR 10520). Citações diretas com menos de três linhas devem estar no corpo do parágrafo, entre aspas. Citações com mais de três linhas devem aparecer em letra tamanho 10, com recuo de 4 cm no texto. Devem ser utilizados colchetes quando da supressão de parte da citação direta.

As notas de rodapé devem ser utilizadas, somente quando estritamente necessário, para comentários adicionais ou esclarecimentos que não possam ser incluídos no texto.

O uso de aspas duplas fica restrito à citação direta inclusa no texto. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Já o uso do itálico fica restrito à escrita de palavra em outra língua da original do artigo.

Tabelas, gráficos, figuras, mapas, quadros e fórmulas devem ser apresentados no local mais aproximado possível do texto referido às mesmas, com numeração consecutiva, em algarismos arábicos, identificadas na parte superior com título escrito em letra 10, sem negrito. A fonte deve ser indicada na parte inferior. Gráficos, tabelas ou quadros devem constar no texto em formatos editáveis e não como figuras.

Mapas e imagens devem ser enviados em formato JPG, com boa resolução. O título e a fonte não devem estar inclusos como partes destes elementos.

As referências bibliográficas devem estar relacionadas ao final do artigo, em ordem alfabética, pelo sobrenome, este em caixa alta, podendo abreviar os demais nomes, ou escrever por extenso em caixa alta. Em qualquer um dos casos, padronizar seu uso. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme modelo a seguir.

(1) Um autor:

DALLABRIDA, V. R. Teorias do desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.

(2) Dois autores:

HÉCTOR, R. L.; ASSMANN, S. J. Críticas minimalistas. Florianópolis: Insular, 2007.

(3) Três autores:

SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

(4) Quatro ou mais autores:

FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

(5) Organizador, Coordenador, etc.:

BOSI, A. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1989.

(6) Textos integrantes de uma coletânea (Capítulos):

NODARI, A. O pensamento do fim. In: SEDLMAYER, S.; GUIMARÃES, C.; OTTE, G. (Org). O comum e a experiência da linguagem. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 51-68.

(7) Trabalhos apresentados em eventos:

MOURA, R.; KLEINKE, M. L. U. Espacialidades e institucionalidades: uma leitura do arranjo sócio-espacial e do modelo de gestão das regiões metropolitanas do sul do Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 24., out. 2000, Petrópolis. Anais [...]. Petrópolis: ANPOCS, 2000. p. 22-25.

(8) Artigos de publicações periódicas:

-Com o autor identificado:

MARTIN, B. Strategies for dissenting scientists. Journal of Scientific Exploration, v. 12, n. 4, p. 605-615, 1998.

 -Sem autor identificado:

COMPUTADOR facilita dia a dia dos designers. Design gráfico, São Paulo, v. 4, n. 25, p. 28-31, 1999.

 -Artigos de Jornal:

AZEVEDO, D. Sarney convida igrejas cristãs para diálogo sobre o pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno de Economia, p. 13.

-Entidades coletivas:

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL. Plano de desenvolvimento institucional. Santa Cruz do Sul: UNISC, 1993.

-Periódicos:

REVISTA GRIFOS. CHAPECÓ: Argos, 2006 – Semestral. ISSN 1414-0268.

FOLHA ON-LINE. São Paulo. Diário. Disponível em: <endereço do site>. Acesso em: 27 ago. 2001.

REVISTA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Brasília: Brasília Jurídica, 1997- Mensal. CD-ROM. Ementário da Jurisprudência do STJ.

(9) Dissertações, teses etc.

BITENCOURT, N. L. R. A problemática da conservação ambiental dos terrenos de marinha: o caso da Orla do Canal da Barra da Lagoa, Ilha de Santa Catarina, Brasil. Florianópolis. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.

(10) Documentos em formato eletrônico

BRASIL. Ministério da Ciêncie e Tecnologia. Status atual das atividades de projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil e no mundo. 2007. Disponível em: <www.mct.gov.br/upd_blob/7844.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2008.

(11) Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos:

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1, 1980, Salvador. Anais [...] Salvador: FEBAB, 1980.

(12) Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página, sempre entre parênteses. Ex.: (VALLEJO, 1988, p. 87); (SACHS, 1986).

 

Resumo das condições para submissão

Como parte do processo de submissão, o(s) autor(es) são obrigados a verificar a conformidade do texto a ser submetido em relação a todos os itens aqui listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es), mediante sua rejeição.

Resumindo, ao submeter artigos, ensaios ou resenhas o(s) autor(es) assume(m) o compromisso que:

(i) o texto é inédito e está dentro do escopo da revista;

(ii) o texto não está em avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma;

(iii) o texto está estruturado de acordo com as orientações e normas técnicas da DRd;

(iv) o texto não contém quaisquer informações que identifiquem o(s)/as autor(es)/as;

(v) no caso de textos em coautoria, devem comprometer-se em que todos os autores tenham contribuído na sua elaboração.

 

SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E DECISÕES EDITORIAIS:

Processo de avaliação pelos pares

A avaliação dos artigos tem a participação majoritária de avaliadores externos à Universidade do Contestado, incluindo pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, adotando o sistema de revisão duplo-cego (Double Blind Review).

O processo de avaliação de artigos, ensaios ou resenhas, contempla vários passos. Inicialmente são examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo está alinhado com o foco temático da DRd e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores. O editor poderá rejeitar o artigo se detectar:

(i) não atendimento do foco temático;

(ii) erros relativos às instruções aos autores;

(iii) redação inadequada, ou se o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico.

Neste primeiro momento os artigos, ensaios ou resenhas passam pela verificação, para ter a garantia de que não haja problemas de plágio.

Os artigos aprovados nessa fase inicial serão enviados pelo editor para dois avaliadores ad hoc, especialistas no tema tratado pelo trabalho submetido. Os avaliadores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além do formulário de avaliação. Todos os avaliadores, quando convidados para tal função, receberão as diretrizes de avaliação do periódico. Em nenhuma etapa do processo, os avaliadores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos avaliadores. O tempo de avaliação não deverá exceder a 20 dias da data do encaminhamento.

Os trabalhos serão avaliados por Revisores ad hoc, segundo os seguintes critérios:

(i) a contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;

(ii) a relevância científica;

(iii) a coerência entre objetivos, aspectos teóricos, material analisado (se for o caso) e considerações finais;

(iv) a clareza e qualidade da redação;

(v) a adequação às normas de publicação da revista.

O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:

(i) Aprovação integral;

(ii) Aprovação condicionada à revisão;

(iii) Sugestão de encaminhamento para novo parecer, após feitas as revisões pelo(s) autor(es);

(iv) Rejeição.

Havendo pareceres contrários, os artigos serão encaminhados a um terceiro avaliador.

Finalmente, concluídas essas duas primeiras etapas, o artigo passa por uma última revisão do(s) editor(es), para posterior encaminhamento ao processo de formatação, edição e publicação. Com isso, em não havendo questões especiais a serem resolvidas nos manuscritos submetido na DRd, o prazo médio entre a submissão e a publicação situa-se no intervalo entre dois e três meses.

As submissões serão realizadas exclusivamente através da plataforma digital da revista.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais para textos publicados na Revista Desenvolvimento Regional em debate são do(a) autor(a) e coautor(a/es), com direitos de primeira publicação para a revista. Por aparecerem neste periódico de acesso público, os textos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista DRd permitirá o uso dos textos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de envio para bases de dados de acesso público. Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e coautor(a/es).

 

A DRd: Desenvolvimento Regional em debate encontra-se licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

 

Artigos

##section.default.policy##

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.