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  • CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO N. 1/2021 DA REVISTA DRD

    2020-11-25

    Tema: COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo

    Ementa:

    O cooperativismo, desde sua origem, vem apresentando trajetórias diferenciadas regionalmente ao longo de sua história no Brasil e no mundo, dependendo do contexto socioeconômico-cultural e as condições político-administrativas. No Brasil, a Lei n. 5.764 de 1971, previu os princípios operacionais, além da estruturação e funcionamento das organizações cooperativas.

    Ao longo dos anos, o cooperativismo tem-se expandido para diferentes setores. Atualmente, por indicação da Organização das Cooperativas do Brasil, são sete (7) os ramos de atuação do cooperativismo no Brasil: Agropecuário; Consumo; Crédito; Infraestrutura; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Saúde; Transporte.

    Apesar de sua expansão, tanto no Brasil como mundialmente, uma questão ainda precisa ser aprofundada: qual a efetiva contribuição do cooperativismo no desenvolvimento de regiões, territórios e países, considerando a presença e atuação das diferentes modalidades de organizações cooperativas?

    Motivados por esta interrogação, é que a revista DRd - Desenvolvimento Regional em debate, da Universidade do Contestado (Santa Catarina – Brasil), torna público o presente Edital de Chamada de artigos científicos para o Dossiê Temático Cooperativismo e Desenvolvimento Regional: aportes teóricos, experiências e perspectivas no Brasil e no mundo.

    No atendimento ao tema proposto para o Dossiê Temático, os artigos deverão estar focados em três eixos:

    - (i) aportes teóricos que fundamentam a relação entre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial);

    - (ii) impactos territoriais de experiências de cooperativismo, considerando organizações cooperativas dos diferentes ramos de atuação;

    - (iii) perspectivas dos estudos sobre cooperativismo e desenvolvimento (local, regional, territorial), considerando possíveis impactos sociais, econômicos, ambientais, culturais e na formação educacional, profissional e cidadã.

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