Desigualdades salariais para pessoas com deficiência

aspectos macrorregionais e o mercado de trabalho paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3106

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar e analisar as desigualdades salariais provocadas pela deficiência nas regiões brasileiras e o impacto discriminatório das deficiências sobre os rendimentos dos trabalhadores paranaenses. Por meio dos microdados do Censo Demográfico de 2010, foram estimadas as equações mincerianas com correção de viés de seleção amostral e a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder para os trabalhadores com e sem deficiência no estado do Paraná. Os dados identificaram maior proporção de trabalhadores com deficiência ocupados, salários mais baixos e maiores diferenças salariais nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto no Sudeste e Sul tem-se o inverso. Especificamente, no Paraná os trabalhadores com deficiência têm baixa ocupação, a maioria é de indivíduos mais velhos, homens, brancos, chefes de família, inseridos no setor privado e menos escolarizados. A decomposição contrafactual de salários apontou diferença salarial desfavorável para os trabalhadores com deficiência, cujos efeitos mais contundentes são para as pessoas com deficiência visual e física. Comprovou-se a presença da discriminação de rendimentos contra os indivíduos com deficiência no mercado de trabalho paranaense, sendo o efeito discriminatório superior ao efeito explicado pelas características pessoais produtivas e não produtivas.

Palavras-chave: Diferenças salariais. Decomposição salarial. Deficiência. Regiões. Paraná.

Biografia do Autor

Gabriela Gomes Mantovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus Toledo - 2018), mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2018), graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2015).Tem experiência na Área de Economia com ênfase em Economia dos Programas de Bem-Estar Social, Economia Social e Mercado de trabalho, atuando nos temas: distribuição de renda, concentração de renda e discriminação de salários. Participação em projetos de pesquisa ligados ao mercado de trabalho, com destaque para determinação, diferenças salariais, discriminação por gênero e cor, além da segmentação ocupacional. Possui experiência com extração de microdados da PNAD por meio do programa estatístico (STATA) e também aplicações de modelos econométricos (modelos OLS, log-lin, probit, probit multinomial e Heckman).

Vanessa Fortunato de Paiva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2019), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Participa de pesquisas sobre o mercado de trabalho, com destaque na inserção, determinação, diferenças e discriminação de salários dos indivíduos. Possui habilidades e experiência o programa estatístico STATA, particularmente com extração, tratamento e aplicações econométricas (Log-Lin (mincerianas), logit, probit, correção de viés (Heckman e Lee), logit multinomial e outros) com microdados da PNAD. Realizou estágio docente e ministrou curso prática da utilização do programa estatístico STATA na Universidade Estadual de Londrina.

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1983), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de trabalho e Economia do bem-estar social, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, qualificação da mão de obra, desigualdade social e de renda.

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Participa de pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho, com ênfase em determinação, diferenças e discriminação de salários por gênero e de cor. Possui habilidades e experiência com extração, transformação e aplicações econométricas (modelos OLS - times series, Log-Lin (mincerianas), logit, probit, Heckman, logit moltinomial) com microdados da PNAD, RAIS e outros, utilizando o programa estatístico (STATA). No mercado de trabalho privado possui experiência profissional como analista e consultor financeiro em micro e pequenas empresas. Atualmente atua como professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL, professor adjunto de ensino a distancia pela Universidade Pitágoras Unopar e professor da Universidade Anhanguera.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Mantovani, G. G., Paiva, V. F. de, Souza, S. de C. I. de, & Gomes, M. R. (2023). Desigualdades salariais para pessoas com deficiência: aspectos macrorregionais e o mercado de trabalho paranaense. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 1–28. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3106

Edição

Seção

Artigos