Análise e planejamento municipal aplicado

um exercício para o caso de Palmeira das Missões/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2870

Resumo

Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro e principal é apresentar uma metodologia particular de análise e planejamento municipal. Tal como procuraremos argumentar, esta metodologia é econômica em termos de dados e indicadores sobre os quais fundamenta sua apreciação da estrutura, da dinâmica socioeconômica e do potencial do desenvolvimento território. E é particularmente operativa na hierarquização de prioridades de ação para o Planejamento do Desenvolvimento. O segundo objetivo é o de analisar a economia do município de Palmeira das Missões e apontar algumas linhas mestras que, de acordo com a análise aqui realizada, deveriam ser levadas em consideração em qualquer planejamento que colocasse entre seus objetivos centrais o desenvolvimento endógeno (com base em recursos e competências locais), a inclusão social e o enfrentamento à evasão populacional.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Quociente Locacional. Polo Regional. Cadeias Produtivas. Inclusão Social.

Biografia do Autor

Carlos Aguedo Nagel Paiva, Faculdades Integradas de Taquara

Doutor em Economia pela Unicamp. Vice-Coordenador e Professor do Mestrado de Desenvolvimento Regional Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Allan Lemos Rocha, Paradoxo Consultoria

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Diretor de Finanças e Estatístico pela Paradoxo Consultoria. Tem experiência em análise de dados, coleta e tratamento de dados públicos (IBGE, Banco Central, INCRA, RAIS, etc.), produção de mapas temáticos, aplicação de testes estatísticos.

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Paiva, C. A. N., & Rocha, A. L. (2020). Análise e planejamento municipal aplicado: um exercício para o caso de Palmeira das Missões/RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 562-589. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2870

Edição

Seção

Artigos