O trabalho das mulheres na pecuária leiteira

análise em contextos de produção modernos, tradicionais e em transição no Rio Grande do Sul (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2826

Resumo

Estudos que abordam a questão de gênero no meio rural têm explorado questões sobre a divisão sexual do trabalho e a invisibilidade da mulher nesse contexto. Contudo, a mulher desenvolve diversas atividades produtivas, e seu reconhecimento vem sendo reivindicado em diversos espaços. Considerando que as mulheres são agentes-chave na operacionalização da produção leiteira nas propriedades, este estudo tem como objetivo analisar como as mulheres estão inseridas no trabalho e na gestão das propriedades rurais de acordo com o grau de tecnificação da produção leiteira. Foram realizadas 68 entrevistas com mulheres em 21 municípios da região norte do Rio Grande do Sul. Através da análise de dados primários, foram construídos três grupos com base no grau de tecnificação da atividade leiteira: moderna, em transição e tradicional. Testes estatísticos foram implementados para avaliar a diferença entre os grupos analisados. Diferenças na gestão e no trabalho foram observadas de acordo com o grupo: as mulheres com atividade produtiva moderna têm maior inserção na gestão, enquanto as do grupo de transição e tradicional têm maior dedicação ao trabalho.

Palavras-chave: Trabalho Feminino. Tecnificação. Agricultura Familiar. Desenvolvimento Rural.

Biografia do Autor

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, campus Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Sibele Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

Adriano Lago, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor, Professor Adjunto, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, campus Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Luciana Fagundes Christofari, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, campus Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Adjunta, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, campus Palmeira das Missões. Rio Grande do Sul. Brasil.

Leticia Andrea Chechi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora, Professora Colaboradora, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Lages. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-06-19

Como Citar

Spanevello, R. M. ., Oliveira, S. V. de, Lago, A., Christofari, L. F. ., Andreatta, T., & Chechi, L. A. (2020). O trabalho das mulheres na pecuária leiteira: análise em contextos de produção modernos, tradicionais e em transição no Rio Grande do Sul (Brasil). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 655-676. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2826

Edição

Seção

Artigos