A convergência entre o turismo rural e as indicações geográficas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2588

Resumo

As indicações geográficas (IG) podem se tornar poderosas estratégias de desenvolvimento dos territórios rurais. O fortalecimento do turismo rural tornou-se um dos eixos prioritários de desenvolvimento do Ministério do Turismo. Diversos fatores comuns existem entre ambos como a escala de ação, a localização em meios rurais, as atividades agrícolas, entre outras, como a qualidade das paisagens, os aspectos culturais e tradicionais. Considerando essa confluência de elementos, o presente estudo tenta definir quais relações podem se tecer entre turismo rural e indicações geográficas buscando confirmar ou não a teoria elaborada por Le Guerroué e Barjolle (2018), que propõem a hipóteses de que existe quatro tipos de interações possíveis. Assim, o trabalho consiste em associar os territórios, identificados pelos munícipios, segundo suas classificações em termo de desenvolvimento turístico, às áreas geográficas definidas nos cadernos de especificações das indicações geográficas, buscando em fontes diversas avaliar quais atividades estão presentes nessas áreas comuns e em particular quais estão diretamente associadas às IGs. O agrupamento de dados possibilitou ver a heterogeneidade do turismo nos territórios das indicações geográficas. Os dados observados confirmaram a hipótese emitida, identificando quatro tipos de interação entre o desenvolvimento das indicações geográficas e do Turismo rural. Estudos complementares são necessários para representar de modo mais preciso outras variáveis não contempladas no presente trabalho.

Palavras-chave: Indicações Geográficas. Turismo Rural. Interação. Desenvolvimento Territorial.

Biografia do Autor

Andrezza Feitosa Felisberto, Universidade de Brasília

Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

Jean-Louis Le Guerroué, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência e Tecnologia dos Produtos Agrícolas e Alimentares. Professor Ajunto IV UnB, Campus de Planaltina FUP, Curso de Gestão do Agronegócio. Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Felisberto, A. F., & Le Guerroué, J.-L. (2019). A convergência entre o turismo rural e as indicações geográficas brasileiras. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9(Ed. esp. 2), 248–261. https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2588