Indicadores de sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural no município de Rolante/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2570

Resumo

Atender às necessidades e aos anseios da humanidade são considerados objetivos básicos do desenvolvimento, nesse contexto o desenvolvimento sustentável tem como desafio equilibrar as questões sociais e econômicas. O uso de indicadores de desenvolvimento rural sustentável tem como intuito avaliar um determinado sistema dentro de uma realidade conceitual e, dessa forma, permitir a quantificação de fenômenos complexos. Sob esse enfoque realizou-se este estudo com o objetivo de analisar a sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural do município de Rolante/RS. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa-descritiva, com dados originados, basicamente, de fontes secundárias, principalmente de pesquisas estatísticas baseadas em dados de recenseamento. Os resultados do estudo indicam pequeno aumento da população rural e o envelhecimento dessa população, embora o pessoal ocupado na produção agropecuária tenha diminuído. No que se refere às dimensões da sustentabilidade do desenvolvimento rural, a questão econômica apresenta evolução positiva no Produto Interno Bruto (PIB) total e do PIB agropecuário do município. A dimensão social evidencia, por meio do IDHM, que o município está na faixa de desenvolvimento humano médio, com o aspecto educacional rural apontando para a necessidade de ações com o propósito de aumentar o grau de instrução da população rural municipal.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Indicadores. Desenvolvimento rural. Ruralidades.

Biografia do Autor

Patricia Ines Schwab, Faculdades Integradas de Taquara

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Jorge Luiz Amaral Moraes, Faculdades Integradas de Taquara

Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Dilani Silveira Bassan, Faculdades Integradas de Taquara

Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Taquara. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Schwab, P. I., Moraes, J. L. A., & Bassan, D. S. (2020). Indicadores de sustentabilidade socioeconômica do desenvolvimento rural no município de Rolante/RS. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 370-386. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2570

Edição

Seção

Artigos