A influência do ambiente institucional informal na produção de cacau na região de Linhares/ES

análise de fatores culturais e a indicação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2360

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a influência do ambiente institucional informal na produção de cacau na região de Linhares/ES, analisando-se de modo específico, o histórico do cacau no Brasil e na região do Espírito Santo, e os aspectos de cultura e cultura local, de importância para o contexto de Indicação Geográfica (IG). A pesquisa possui abordagem qualitativa e base descritiva. Em termos de procedimentos envolveu um estudo de múltiplos casos com produtores de cacau da região de Linhares e entrevista junto à Associação dos Cacauicultores de Linhares. Os resultados apontam a predominância de elementos institucionais informais importantes, como a influência da origem, a história de um povo, valores e conhecimentos adquiridos. Também é observada a influência do ambiente institucional informal nos aspectos da produção, por meio da manutenção da produção atual, como resultante de heranças familiares de terras, cujos herdeiros vêm continuando a reproduzir o sistema produtivo do cacau. A sucessão familiar, em alguns casos, se encontra na terceira geração. Existe a influência da vizinhança, dos amigos e parentes que produzem cacau e torna-se propícia ao produtor a continuação do negócio. Outro fator considerado importante é a proximidade de importantes áreas produtoras da Bahia, que vocacionam Linhares.

Palavras-chave: Agronegócio. Cacau. Ambiente institucional informal. Cultura.

Biografia do Autor

Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Engenharia

Docente do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Engenharia. Tupã. São Paulo.

Euclides Teixeira Neto, Centro Paula Souza

Mestre em Agronegócio, pela Unesp-FCE, Tupã - SP. Docente do Centro Paula Souza. Araçatuba. São Paulo

Renato Dias Baptista, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Engenharia

Docente do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Engenharia. Tupã. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Santini Pigatto, G. A., Teixeira Neto, E., & Baptista, R. D. (2019). A influência do ambiente institucional informal na produção de cacau na região de Linhares/ES: análise de fatores culturais e a indicação geográfica. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9(Ed. esp. 2), 203–228. https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2360