As relações de poder e os reflexos ao meio ambiente e à vida

Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado (UnC) https://orcid.org/0000-0002-7217-9025
  • Krishna Schneider Treml Universidade do Contestado (UnC)
  • Lucia Juraszek Universidade do Contestado (UnC)
  • Viviane Dick Ossig Universidade do Contestado (UnC)
  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado (UnC)
  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2212

Resumo

As sociedades humanas relacionam-se a partir de intensas relações de poder, gerando conflitos políticos, econômicos e sócio ambientais. Conflitos são travados em torno da lei, das normas e da lucratividade. A visão de poder advinda de Foucault confronta a visão convencional de que o poder reside no Estado e é operacionalizado pelas suas instituições, entre elas o Direito. No Brasil, a tutela ambiental é uma área relativamente nova, que tem seu marco histórico na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Nesse contexto, o problema posto em destaque no artigo é: como as relações de poder convalidam decisões e posicionamentos em assuntos que envolvem a vida e o meio ambiente? Sob quais motivações as relações de poder tornam permissíveis a reincidência de eventos como recentemente ocorreu em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) no Estado de Minas Gerais? Utilizou-se dos recursos da pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral consiste em compreender as relações de poder que convalidam decisões e posicionamentos em assuntos que envolvem a vida e o meio ambiente. Sob esse prisma, fundamentou-se nas ideias e investigações de Michel Foucault (1926 - 1984). Contudo, foi na década de 1970, mediante as publicações realizadas sobre o poder nas relações sociais que o autor se destacou como um dos filósofos mais renomados do panorama cultural, na contemporaneidade. Conclui-se que é a partir da compreensão das relações de poder que talvez poder-se-á constituir uma perspectiva de desenvolvimento em que meio ambiente e vida possa se apresentar integradas e indissolúveis e sua multiplicidade de manifestação e, sobretudo em sua preservação.

Palavras-Chave: Relações de poder. Meio ambiente. Desenvolvimento. Vida.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado (UnC)

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Educação e Desenvolvimento Regional’.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Krishna Schneider Treml, Universidade do Contestado (UnC)

Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí-(UNIVALI). Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC).

Lucia Juraszek, Universidade do Contestado (UnC)

Graduada em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade do Contestado. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC) . Servidora Pública Federal do Tribunal Regional do Trabalho. 12ª Região.

Viviane Dick Ossig, Universidade do Contestado (UnC)

Graduada em Serviço Social (UEPG) e Direito  pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC).

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UnC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional Universidade do Contestado (UnC)

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UnC)

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional Universidade do Contestado (UnC)

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Gumbowsky, A., Treml, K. S., Juraszek, L., Ossig, V. D., Marchesan, J., & Bazzanella, S. L. (2019). As relações de poder e os reflexos ao meio ambiente e à vida. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 506-520. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2212

Edição

Seção

Artigos