O desempenho das regiões econômicas do Tocantins em tempos de crise (2010-2015)

uma análise espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2162

Resumo

O principal objetivo deste artigo consistiu em analisar a relação entre interações espaciais e crises nas Regiões Econômicas do Tocantins (TO).  Por dependerem dos recursos oriundos da União e também pelos serviços ofertados nos polos nacionais, Brasília e São Paulo, qualquer perturbação advinda desses lugares afeta negativamente as suas bases produtivas. Mensurou-se esse fenômeno por meio do I de Moran Global e Local (LISA) em dois períodos (2010/2012 e 2013/2015). Os resultados apontaram que as relações espaciais entre as Regiões Econômicas do Tocantins foram impactadas pelas crises de diferentes formas, sendo que no norte do estado houve uma maior retração de suas atividades produtivas. Na faixa central, onde localiza a capital, Palmas, ocorreu recuperação em vista da aproximação entre as principais centralidades urbanas do estado. Nesse sentido, afirmou-se que esse cenário aconteceu diante das diferenças de conhecimentos produtivos entre as regiões do Tocantins. Sendo assim, ressaltou-se a importância de se analisar as aglomerações urbanas como forma de superar crises. 

Palavras-chave: Interações Espaciais. Economia Regional. Crises

Biografia do Autor

Thiago José Arruda de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Bolsista nível pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ciências Sociais (UnB). Professor associado do curso de graduação em Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Oliveira, T. J. A. de, & Rodrigues, W. (2019). O desempenho das regiões econômicas do Tocantins em tempos de crise (2010-2015): uma análise espacial. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 521–541. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2162

Edição

Seção

Artigos