A nova indústria do sudoeste maranhense

impactos socioeconômicos na cidade de Imperatriz – MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9ied.%20esp..2130

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos socioeconômicos da implantação de uma indústria de papel e celulose na cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste maranhense, Brasil. Para tanto, a pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica, estudo de publicações técnicas e artigos, bem com o levantamento e análise de um conjunto de dados de fontes secundárias, sendo verificado o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), no período compreendido entre os anos de 2008 e 2016. Os resultados apontam crescimento econômico, principalmente a partir do ano de 2012, quando o município atingiu altos índices no PIB e repercussão no desenvolvimento. Constatou-se ao final que a nova indústria contribuiu para o fortalecimento da econômica e desenvolvimento local e regional, com elevação da participação do setor industrial na formação do PIB, com consequências de melhorias principalmente nas áreas da educação e saúde, refletindo também em grande movimentação comercial e de prestação de serviços, promovendo um efeito multiplicador positivo na cidade e em toda região.

Palavras-chave: Industrialização. Crescimento. Desenvolvimento. PIB. IFDM.

Biografia do Autor

José Roberto Ferreira de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Pedro Araújo Pietrafesa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Souza, J. R. F. de, & Pietrafesa, P. A. (2019). A nova indústria do sudoeste maranhense: impactos socioeconômicos na cidade de Imperatriz – MA. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9(ed. esp.), 143-155. https://doi.org/10.24302/drd.v9ied. esp.2130