Índice de sustentabilidade global aplicado na avaliação do Assentamento Expedito Ribeiro, Santa Bárbara – PA

Autores

  • Paulo Amador Tavares Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-2617-1548
  • Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho Universidade do Estado do Pará
  • Andreza Mesquita Martins Universidade do Estado do Pará
  • Norma Ely Santos Beltrão Universidade do Estado do Pará
  • Ana Lúcia Nunes Gutjahr http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789645D6
  • Manoel Tavares de Paula Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1869

Resumo

Os assentamentos humanos em localidades próximas à grandes centros urbanos podem ser consideradas como interessantes alternativas para a promoção do desenvolvimento sustentável à famílias de baixa renda. A aplicação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) nessas áreas, quando aparada por suporte técnico, pode mostrar aos habitantes dessas áreas como promover o seu desenvolvimento econômico e social sem afetar o ambiente em que habita. Nessa perspectiva, o artigo objetivou investigar o índice de desenvolvimento sustentável para a comunidade que habita o Assentamento Expedito Ribeiro, localizado no município de Santa Bárbara, no estado do Pará. Para isso, aplicou o método de avaliação do índice de sustentabilidade global que avalia as variáveis: ambiental, social, institucional e econômica, através de entrevistas estruturadas com os habitantes do local. Notou-se que os indicadores com maiores valores encontrados de sustentabilidade foram os de cunho Institucional (0,89) e Ambiental (0,74), seguidos dos indicadores sociais (0,60) e econômicos (0,59). O resultado final do índice de sustentabilidade global para o assentamento estudado foi de 0,70, qualificando esse índice como aceitável. Assim, ainda que a área de estudo não tenha alcançado valores ideias de desenvolvimento sustentável, têm-se valores interessantes para essa localidade, mostrando que o desenvolvimento de SAFs em conjunto com apoio institucional têm o potencial de favorecer não somente as variáveis ambientais, mas também o desenvolvimento social e econômico dos habitantes.

Palavras-chave: Assentamentos Rurais. Sistemas Agroflorestais. Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Paulo Amador Tavares, Universidade do Estado do Pará

Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Engenheiro Ambiental formado pela UEPA em 2016. Foi bolsista CAPES do Programa Ciência Sem Fronteiras na Irlanda pelo período de 14 meses, entre 2014 e 2015. Foi monitor bolsista responsável pela disciplina "Controle de Poluição Atmosférica" do Curso de Engenharia Ambiental da UEPA pelo período de 3 meses, no ano de 2014.

Yuri Cavaleiro de Macêdo Coelho, Universidade do Estado do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, UEPa, com ênfase em Psicologia Ambiental e Educação Ambiental. Possui graduação em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, Universidade do Estado do Pará. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica com o projeto Sexualidade e Orientação Sexual na formação e nas práticas de professores de Ciências. Coordenou a Equipe de Biologia no Projeto de Extensão: Cursinho Alternativo da UEPA: Ações Interdisciplinares para a Inclusão do Aluno Oriundo de Escola Pública.

Andreza Mesquita Martins, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará (2016).

Norma Ely Santos Beltrão, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Economia Agrícola na Justus-Liebig-Universität Giessen na Alemanha (2008), reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como Doutorado em Desenvolvimento Rural. Já desempenhou funções de gestão, entre eles coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, Diretoria de Extensão da UEPA, Diretoria de Planejamento Ambiental da SEMA, Diretoria do Planetário do Pará, entre outras funções. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, atuando no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (mestrado) . Atua nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, e diversos cursos de especialização. Na área da pesquisa, é lider do grupo de pesquisa NUPAD - Núcleo de pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional e desenvolve estudos técnicos e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Regional, Política e Gestão Ambiental, Economia ambiental, Valoração ambiental e Serviços Ecossistêmicos.

Ana Lúcia Nunes Gutjahr, http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789645D6

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1983), Especialização em Sistemática Zoológica pela UFPA (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA (1989) e doutorado em Ciências Biológicas - INPA (Entomologia) (1996). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2006). Atualmente é Professora (Adjunto IV) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ex-coordenadora da linha de pesquisa Meio Ambiente e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, Lider do Grupo de Pesquisa intitulado "Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica" e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Taxonomia de Insecta, atuando principalmente nos seguintes temas: Orthoptera-Acridoidea terrestres e semi-aquáticos, Coleções Científicas, Biodiversidade, Comportamento populacional, Artrópodes associados à macrófitas aquáticas.

Manoel Tavares de Paula, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1990), mestrado em Agronomia (Biologia Vegetal Tropical) pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1998) e doutorado em Ciências Agrárias (Agroecossistemas da Amazônia) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Atualmente atua como Professor do curso de graduação em Engenharia Florestal e do mestrado em Ciências Ambientais do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado Pará. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Vegetal Tropical, com ênfase nos Agroecossistemas da Amazônia.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Tavares, P. A., Coelho, Y. C. de M., Martins, A. M., Beltrão, N. E. S., Gutjahr, A. L. N., & de Paula, M. T. (2018). Índice de sustentabilidade global aplicado na avaliação do Assentamento Expedito Ribeiro, Santa Bárbara – PA. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 59–76. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1869

Edição

Seção

Artigos