Emprego formal agropecuário e saldo de vagas na microrregião do Cariri Cearense

Autores

  • Fladia Valeria Dantas dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paulo Victor Maciel da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Messias Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v8i2.1724

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o saldo de vagas nos postos de trabalho formais da microrregião do Cariri cearense, segundo as características demográficas e socioeconômicas dos trabalhadores, nos anos de 2006 e 2013. Metodologicamente, utiliza-se o método de cálculo da Taxa de Criação Líquida (TCL) de empregos formais, construído com dados do Ministério do Trabalho (MTE) - Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os principais resultados mostraram o aumento na geração de trabalhos formais na agropecuária da microrregião do Cariri; o pequeno estabelecimento demonstrou TCL superior aos demais; o trabalhador do sexo masculino manteve taxa superior a do sexo feminino; viu-se maior TCL na faixa etária de 40 a 49 em 2006, e de 50 a 59 em 2013; prevaleceu com maior TCL a faixa de menor nível de escolaridade; e, quanto a remuneração, a maior TCL corresponde a faixa de até 1 salário mínimo.

Biografia do Autor

Fladia Valeria Dantas dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri - URCA e mestranda em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Paulo Victor Maciel da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisador do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/CNPQ). Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Maria Messias Ferreira de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Doutoranda em Economia Agrária pela Universidade Federal da Paraíba.

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Santos, F. V. D. dos, Costa, P. V. M. da, Lima, M. M. F. de, & Silva Filho, L. A. da. (2018). Emprego formal agropecuário e saldo de vagas na microrregião do Cariri Cearense. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 8(2), 209–227. https://doi.org/10.24302/drd.v8i2.1724

Edição

Seção

Artigos