A possibilidade de mudança da guarda como forma de prevenção da alienação parental

Autores

  • Cassieli Vitória Neudorf Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5638

Palavras-chave:

guarda compartilhada, alienação parental, direito das famílias, melhor interesse da criança

Resumo

O presente artigo busca analisar a possibilidade de mudança da guarda como forma de prevenir a prática de alienação parental, proporcionando o crescimento do relacionamento sadio. Assim, o problema desta pesquisa tem como propósito questionar se a mudança de guarda é uma forma de prevenir a prática de alienação parental perpetuada. O objetivo geral é analisar o instituto da guarda e consequente proteção à alienação parental prevista na Lei n. 12.318/2010. Os objetivos específicos são: abordar a importância do instituto da guarda no direito de família brasileiro como forma de proteção aos filhos; identificar os princípios de proteção à criança e ao adolescente; abordar a Lei de Alienação Parental, sua finalidade e como ocorre sua aplicação nos tribunais brasileiros. A metodologia é dedutiva, qualitativa, partindo de uma premissa geral para chegar a uma conclusão sobre um tema específico, por meio de análise em obras literárias, artigos científicos e papers dos últimos 10 (dez) anos, bem como a Constituição Federal de 1988, o Código Civil e decisões jurisprudenciais. Conclui-se que a prática de alienação parental é extremamente prejudicial às crianças e aos adolescentes, gerando traumas que podem ser carregados durante toda a infância e vida adulta. A guarda compartilhada é a melhor forma de inibir a conduta da alienação parental, vez que ambos os genitores passam a participar da vida dos filhos em conjunto, tomam as decisões em conjunto, e os filhos possuem a oportunidade de conviver com ambos, não sendo privados do contato com o genitor que não detém a moradia fixa; caso que seria mais difícil de ser observado em eventual guarda unilateral.

Biografia do Autor

  • Cassieli Vitória Neudorf, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

  • Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NEUDORF, Cassieli Vitória. A possibilidade de mudança da guarda como forma de prevenção da alienação parental. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 4105–4127, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5638. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5638. Acesso em: 9 maio. 2025.