Guardiões da identidade: uma análise jurídica da proteção do patrimônio cultural imaterial no Brasil

Autores

  • Luciano Dias Vieira Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5499

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural Imaterial, Identidade Cultural, Preservação

Resumo

O patrimônio cultural abrange elementos tangíveis e intangíveis, essenciais para a preservação da memória e identidade histórica de uma sociedade. Inclui além de monumentos e objetos, práticas, expressões e conhecimentos transmitidos entre gerações. O estudo aborda a problemática de como a proteção jurídica do patrimônio cultural imaterial influencia na preservação da identidade cultural. O objetivo geral é analisar essa proteção jurídica e seu impacto na preservação cultural. Especificamente, busca-se: a) analisar os fundamentos teóricos das leis e políticas de proteção; b) compreender as influências teóricas que moldam essas estratégias jurídicas; c) explorar a relação entre identidade cultural e proteção jurídica; e d) investigar a proteção efetiva do patrimônio imaterial no Brasil por meio dos projetos do IPHAN. A relevância do estudo reside na necessidade de proteger o patrimônio cultural imaterial em um contexto global de homogeneização cultural, promovendo uma abordagem participativa que envolve comunidades locais e órgãos governamentais. Adota-se o método dialético pela sua capacidade de abordar a complexidade da proteção do patrimônio imaterial, analisando as contradições e interações entre leis, políticas públicas e práticas culturais. Essa metodologia complementa a abordagem qualitativa e a revisão bibliográfica, facilitando a análise reflexiva dos diversos atores envolvidos na preservação cultural. Conclui-se que a proteção jurídica do patrimônio cultural imaterial é essencial para a preservação da identidade cultural no Brasil que salvaguarda a diversidade cultural e promove o respeito e a valorização das tradições culturais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Biografia do Autor

  • Luciano Dias Vieira, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmico do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de pós-graduação strictu sensu Doutorado em Desenvolvimento Regional – PDDR pela UNC. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela Universidad de La Empresa – Uruguai. Docente do curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

     

Downloads

Publicado

2024-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIEIRA, Luciano Dias; GUERBER, Patricia Minini Wechinewsky. Guardiões da identidade: uma análise jurídica da proteção do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 3163–3185, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5499. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5499. Acesso em: 9 maio. 2025.