Dupla paternidade: o novo núcleo familiar a luz do Código Civil

Autores

  • Ana Paula Muniz dos Santos Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5085

Palavras-chave:

Família, Dupla Paternidade, Socioafetividade, Multiparentalidade

Resumo

O presente artigo aborda a dupla paternidade no registro civil, que atualmente é admitida e cada vez mais comum no ordenamento jurídico brasileiro. A dupla paternidade consiste em ter nome de dois pais no registro civil, porém vai muito além disso, sendo necessário um vínculo de afeto e responsabilidades que causam consequências irreversíveis, pois uma vez feita, não poderá ser anulada. Este tema não possui lei específica, porém a doutrina e o Supremo Tribunal Federal são favoráveis e contam com o apoio da legislação da criança e do adolescente, da Constituição Federal e do Código Civil. Sendo assim, explana a partir das legislações mencionada, como funciona este processo e suas principais consequências. Ademais, compreender as situações possíveis e visar esclarecer dúvidas pertinentes sobre a possibilidade da dupla paternidade, visando consequências futuras. A metodologia adotada é qualitativa e o método de abordagem é dedutivo, realizado na diferentes legislações, doutrina, artigos científicos e jurisprudência sobre o tema. Observa-se que houve uma evolução no direito de família quanto à dupla paternidade no registro civil, gerando efeitos garantidores da dignidade da pessoa humana – nome familiar, status, honra, integridade psíquica e emocional, como garantias jurídicas: o direito à herança e ao pagamento de pensão alimentícia.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Muniz dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduanda em Direito pela Universidade do Contestado Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UnC)

    Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, pesquisadora, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Ana Paula Muniz dos; BUENO, Mariza Schuster. Dupla paternidade: o novo núcleo familiar a luz do Código Civil. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 3039–3060, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5085. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5085. Acesso em: 9 maio. 2025.