A vulnerabilidade jurídica do consumidor perante cláusulas abusivas nos contratos de adesão

Autores

  • Eduardo Vithoft Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5068

Palavras-chave:

consumidor, vulnerabilidade, contratos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar a ocorrência da vulnerabilidade jurídica do consumidor nas relações contratuais, em especial nos contratos de adesão quando existam cláusulas abusivas. Tratando o aspecto legislativo se destaca o contido na Constituição Federal de 1988, em especial no art. 24, inciso VIII que trata acerca da responsabilidade aos danos causados ao consumidor e também na Lei Federal nº 8.078/1990 que versa sobre a temática, alcunhada de Código de Defesa do Consumidor. Adiante explanamos o conceito de vulnerabilidade e a origem do Direito do Consumidor, bem como as relações de consumo abrangendo sua natureza jurídica. Do mesmo modo abordando a aplicação prática da mencionada vulnerabilidade jurídica em casos reais de contratação mediante cláusulas abusivas nos contratos de adesão e quais os prejuízos causados em razão de tal negócio. Por fim, foi analisado o direito indenizatório para reparação dos danos praticados em face do consumidor por conta da sua vulnerabilidade, buscando-se delimitar o posicionamento deste direito frente à decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre a matéria. Este trabalho utiliza-se como base a metodologia dedutiva através da pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Adentro da proeminência jurídica, no estudo aqui apresentado, foi analisado a existência da vulnerabilidade jurídica do consumidor diante de situações abusivas cometidas em relação de consumo e também acerca da possibilidade de indenização diante do dano sofrido.

Biografia do Autor

  • Eduardo Vithoft, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmico de Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VITHOFT, Eduardo; TOPOROSKI, Elizeu Luiz. A vulnerabilidade jurídica do consumidor perante cláusulas abusivas nos contratos de adesão. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 2908–2930, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5068. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5068. Acesso em: 9 maio. 2025.