Falsas memórias

existe no Brasil um mecanismo adequado à identificação de falsas memórias no depoimento testemunhal do processo penal?

Autores

  • Thalline Martins Universidade do Contestado (UNC)
  • Marcelo José Boldori Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5046

Palavras-chave:

Prova Testemunhal, Memória, Falsas Memórias, Processo Penal

Resumo

As provas precisam demonstrar ao julgador se as possíveis afirmações dos relatos das pessoas são verdadeiras ou falsas no processo, e para isso, testemunhas, vítimas e acusados, usam de lembranças para poderem narrar os fatos a fim de testemunhar e procederem reconhecimento a supostos autores, com a fim de considerar a verdade de informações que a mente humana pode sofrer influências na verdade apresentada dos fatos. Considerando, a pergunta problema evidenciada no estudo se apresenta na seguinte questão: “Existe no Brasil um mecanismo adequado à identificação de falsas memórias no depoimento testemunhal no processo penal?”. Neste sentido o objetivo geral foi relacionado ao contexto das falsas memórias sobre fatores que gerem esse fenômeno, bem como a apresentação de medidas para dar maior grau de confiabilidade à prova testemunhal no âmbito do direito processual penal, consistindo em identificar se existe um mecanismo que identifique as falsas memórias. A pesquisa proposta justificou-se, no viés científico, por tratar-se de um tema relevante dentro do processo penal e ainda não suficientemente explorado cientificamente. Também se justifica pela possibilidade do resultado do trabalho proposto, servir de embasamento para novos trabalhos científicos. o desenvolvimento desta pesquisa foi constituído através de pesquisas bibliográficas e pesquisa documental com conceitos relativos à falsa memória e à conferência probatória no processo penal.

Biografia do Autor

Thalline Martins, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de Direito. Universidade do Contestado (UNC). Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Marcelo José Boldori, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Porto União. Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Martins, T., & Boldori, M. J. (2024). Falsas memórias: existe no Brasil um mecanismo adequado à identificação de falsas memórias no depoimento testemunhal do processo penal?. Academia De Direito, 6, 1–20. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5046

Edição

Seção

Artigos