A natureza jurídica do direito agrário e sua evolução em prol de um status misto da disciplina

Autores

  • Ricardo Ostrovski Stanislavski Universidade do Contestado (UNC)
  • Ane Elise Brandalise Gonçalves Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4427

Palavras-chave:

Direito Agrário, Agropecuária, Direito Público, Direito Privado, Constituição, Natureza Jurídica

Resumo

É evidente a importância da agropecuária para a sociedade, ainda mais em nosso país, no qual a agropecuária representa uma parcela significativa no produto interno bruto (PIB). O Direito Agrário, como matéria autônoma, tem como objetivo regular as atividades ligadas à terra de modo geral, sendo pouco conhecida e pouco aprofundado no mundo jurídico. O presente artigo tem como objetivo promover uma análise acerca da natureza jurídica do Direito Agrário, classicamente matéria jurídica do ramo do Direito Privado, porém com o advento da Constituição deve ser analisado em uma nova vertente. Além disso, o artigo traz um breve histórico, definição importância dos direitos fundamentais para disciplina. A pesquisa é de revisão bibliográfica, baseada na doutrina e legislação pertinentes, e o método utilizado foi hipotético-dedutivo. Pode-se concluir com a pesquisa realizada que a natureza jurídica do direito agrário, por ser uma matéria de grande interesse tanto para o Estado e para sociedade quanto para o indivíduo, se encontra entre o Direito Privado e o Direito Público, ou seja em uma área mista.

Biografia do Autor

  • Ricardo Ostrovski Stanislavski, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em direito, Universidade do Contestado campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Ane Elise Brandalise Gonçalves, Universidade do Contestado (UNC)

    Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR (2012) e graduação em Relações Internacionais pela UNINTER (2012-2015). Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL (2015-2017). Atualmente é Professora da Unc - Universidade do Contestado. Participou da École D'été en Relations Internationales sur les conflits et les interventions internationales em Bordeaux, França (2017), sobre conflitos internacionais e intervenções. Realizou estudos na Corte Internacional de Justiça - Académie de Droit International de La Haye (2017). 

Downloads

Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

STANISLAVSKI, Ricardo Ostrovski; GONÇALVES, Ane Elise Brandalise. A natureza jurídica do direito agrário e sua evolução em prol de um status misto da disciplina. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 714–734, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4427. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4427. Acesso em: 9 maio. 2025.