A liberdade de expressão e a cultura do cancelamento

efeitos sociais e jurídicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4001

Palavras-chave:

liberdade de expressão, cultura do cancelamento, discurso de ódio

Resumo

Considerando a evolução da tecnologia, a comunicação e o acesso às informações tornaram-se mais céleres e acessíveis às pessoas, ampliando a liberdade de expressão, mas também promovendo o surgimento do fenômeno da “cultura do cancelamento”. Dessa forma, objetiva-se analisar o conteúdo da liberdade de expressão e verificar sua relação com a cultura do cancelamento. Para tal, a metodologia aplicada foi dedutiva, utilizando técnica de pesquisa bibliográfica, além de busca na internet para ilustrar casos de “cancelamento”. Foi possível observar que a má utilização dos meios de comunicação parece ampliar as possibilidades de discurso de ódio e o cancelamento de pessoas e empresas, o que permite concluir que nesse movimento a acusação vem antes da defesa, causando prejuízos que ferem a imagem e a honra das pessoas físicas e jurídicas.

Biografia do Autor

Guilherme Jonas Mattia Conte, Universidade do Contestado (UNC)

Graduação em Direito, Universidade do Contestado. Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Eduardo Puhl, Universidade do Contestado (UNC)

Doutorando em Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Mestre em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2020). Professor do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC) - Campus Concórdia, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Conte, G. J. M., & Puhl, E. (2023). A liberdade de expressão e a cultura do cancelamento: efeitos sociais e jurídicos. Academia De Direito, 5, 459–483. https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4001

Edição

Seção

Artigos