Casa da cidadania

uma proposta para a solução adequada de conflitos e acesso à justiça em Santa Catarina

Autores

  • Susane Bonin Belandrino Universidade do Contestado (UnC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3594

Palavras-chave:

Casa de Cidadania, Acesso à Justiça, Conflitos, Mediação, Conciliação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar o projeto “Casas da Cidadania”, criadas no estado de Santa Catarina para a oferta de serviços ao cidadão, tais como expedição de carteira de identidade, serviços afetos à Justiça Eleitoral, cobrança amigável de tributos municipais, serviços de interesse comunitário e principalmente a autocomposição de conflitos, através da mediação e conciliação, que se baseia em um Projeto elaborado, no ano de 2000, denominado “Casa da Cidadania: Juizados da Cidadania em Todos os Municípios”, em parceria entre Tribunal de Justiça e Municípios. A proposta de pesquisa tem, mais especificamente, a abordagem dos conceitos de acesso à justiça e cidadania, com o fito de verificar se tal projeto atenderia de maneira satisfatória o cidadão que busca não só a resolução do seu conflito, como também a resposta para questionamentos do cotidiano. A metodologia utilizada é qualitativa e o método de abordagem é dedutivo, é baseada em pesquisa teórica, pois possui análise bibliográfica e documental, na qual, a bibliográfica é feita através da leitura de obras literárias, leis e artigos científicos, e a documental, através do projeto Casa da Cidadania, das Resoluções pertinentes e dados estatísticos coletados do site do Tribunal de Justiça. Assim, conclui-se que a Casa da Cidadania é de fundamental importância para o cidadão catarinense, pois além de ofertar um método adequado de resolução de conflitos, promove o desenvolvimento e a garantia da cidadania, a efetividade do acesso à justiça, e estimula a conscientização das pessoas acerca de suas potencialidades como cidadãos.

Biografia do Autor

Susane Bonin Belandrino, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmica de Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Belandrino, S. B., & Ningeliski, A. de O. (2021). Casa da cidadania: uma proposta para a solução adequada de conflitos e acesso à justiça em Santa Catarina. Academia De Direito, 3, 806–830. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3594

Edição

Seção

Artigos