A (in)constitucionalidade dos requisitos do acordo de não persecução penal

Autores

  • Guilherme Lescovitz Universidade do Contestado (UnC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3267

Palavras-chave:

Processo Penal, Justiça negociada, Acordo de não persecução penal, Requisitos

Resumo

O presente trabalho trata do acordo de não persecução penal, instituto novo que foi inserido através da Lei n.º 13.964/2019 no artigo 28-A do Código de Processo Penal. Apesar de existirem outros institutos que buscam uma solução alternativa, o acordo de não persecução penal consolidou a ideia de justiça penal consensual no sistema penal brasileiro, mudando significativamente a forma em que é compreendido o processo penal, fenômeno esse, o da justiça negociada, que cada vez ganha mais espaço no cenário processual penal brasileiro. Todavia, no anseia de uma busca de uma da resolução do caso penal, foi atropelada alguns direitos e garantias atrelados ao acusado. Desta forma, o objeto do presente trabalho é analisar os requisitos do acordo de não persecução penal, sob a luz de sua (in)constitucionalidade. Através de pesquisa bibliográfica, embasada no método dedutivo, concluiu-se que partes dos requisitos exigidos para celebração do acordo são dotados de inconstitucionalidades.

Biografia do Autor

  • Guilherme Lescovitz, Universidade do Contestado (UnC)

    Acadêmico da 10ª fase do curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC). Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil

  • Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UnC)

    Mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Professor de Processo Penal na Universidade do Contestado (UnC); Professor de Direito Penal no Centro Universitário Internacional (UNINTER); Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI).

Downloads

Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LESCOVITZ, Guilherme; TAPOROSKY FILHO, Paulo Silas. A (in)constitucionalidade dos requisitos do acordo de não persecução penal . Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 143–167, 2021. DOI: 10.24302/acaddir.v3.3267. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3267. Acesso em: 30 abr. 2025.