Backlash no direito brasileiro

principais reações legislativas

Autores

  • Alice Boron Resmini Universidade do Contestado
  • Claudia Andreatta Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3183

Palavras-chave:

Backlash, Reação Legislativa, Jurisdição Constitucional

Resumo

Muitas vezes o Poder Judiciário é provocado a se manifestar sobre questões extremamente controversas, que dividem tanto a opinião pública quanto a dos governantes e parlamentares. As decisões proferidas em tais casos podem gerar reações de descontentamento por parte da sociedade, do Poder Legislativo e do Executivo, que se utilizam de diversos meios para demonstrar sua insurgência contra o resultado apresentado pelo órgão julgador. Essas reações adversas são denominadas de backlash, expressão atribuída ao fenômeno supracitado pelo direito norte-americano. No presente artigo, será realizada uma análise do que é o backlash, bem como quais foram as principais reações legislativas verificadas no direito brasileiro até hoje. A pesquisa utilizou o método hipotético-dedutivo, partindo da teoria constitucional sobre influência de fatores externos nas decisões judiciais, para, em seguida, analisar o caso específico da ocorrência de reações legislativas a duas decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. As técnicas de pesquisa utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Por fim, conclui-se que que o fenômeno do backlash é de suma importância em uma Estado Democrático, desde que haja uma corte constitucional atuante exercendo o papel contramajoritário.

Biografia do Autor

Alice Boron Resmini, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Claudia Andreatta, Universidade do Contestado

Especialista em Direito Tributário. Docente do Curso de Graduação em Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Resmini, A. B., & Andreatta, C. (2021). Backlash no direito brasileiro: principais reações legislativas. Academia De Direito, 3, 972–996. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3183

Edição

Seção

Artigos