Efetividade dos meios atípicos no processo de execução por quantia certa a luz do artigo 139, IV do CPC

Autores

  • Jorge Antonio Magri Universidade do Contestado (UnC)
  • Morgana Henicka Galio Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3178

Palavras-chave:

Efetividade, Medidas executivas atípicas, Execução por Quantia Certa

Resumo

O presente trabalho concentra-se na área do direito processual civil, especificamente acerca da execução por quantia certa e tem como objetivo principal, problematizar a efetividade dos meios atípicos no processo de execução, que possui salvaguarda legal o Artigo 139, IV, do CPC de 2015. Este dispositivo legal confere ao juiz poderes discricionários para a concretização do direito do jurisdicionado, todavia sempre buscando manter um equilíbrio para que o processo de execução não venha ferir direitos e garantias fundamentais que impeça os executados de garantirem uma   existência digna, fazendo com que o processo de execução se torne mais justo e efetivo, onde, notadamente a busca pelo equilíbrio e efetividade da execução será objeto deste estudo. Em relação à metodologia empregada na pesquisa, utilizou-se método dedutivo e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, posto que, constrói-se a partir de obras doutrinárias, jurisprudências e artigos científicos, além de instrumentos legais diversos, como a Constituição Federal de 1988, o Código Civil, Código de Processo Civil, com o viés primordialmente qualitativo. Ao final, constata-se que as medidas atípicas no processo de execução por quantia certa são um aparato jurídico necessário para dar mais efetividade ao processo de execução, e como consequência tornando a fase executiva mais justa.

Biografia do Autor

Jorge Antonio Magri, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmico do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Morgana Henicka Galio, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, professora no curso de Direito da Universidade do Contestado - Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Magri, J. A., & Galio, M. H. (2021). Efetividade dos meios atípicos no processo de execução por quantia certa a luz do artigo 139, IV do CPC. Academia De Direito, 3, 396–420. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3178

Edição

Seção

Artigos