Mediação familiar

um novo olhar sobre os conflitos familiares

Autores

  • Sarah Dutra Rodrigues Universidade do Contestado
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3138

Palavras-chave:

Conflitos, Crise, Poder Judiciário, Mediação familiar

Resumo

A convivência familiar faz com que diversos conflitos venham a emergir no dia a dia, trazendo a necessidade de um efetivo resultado mediante um processo legal que atenda os interesses das partes. Mas, atualmente, busca-se acessar à justiça através do Poder Judiciário. É notório que os meios judiciários encontram-se defasados, e, com isso, não satisfazem o interesse dos próprios envolvidos. Com efeito, nascem os meios autocompositivos para resolução dos conflitos, em especial, na seara de família. Eclode assim, a mediação familiar. Sendo um método cordial dos litígios, não apenas para solucioná-los, mas transformá-los, possibilitando as partes a serem protagonistas de seus próprios interesses. O presente estudo tem como objetivo apresentar a mediação familiar como mecanismo adequado de resolução de conflitos com o intuito de melhor esclarecer as relações interpessoais das partes. Nessa toada utiliza-se o método de abordagem dedutivo, tendo em vista a mediação se colocar como forma de tratamento adequado de conflitos familiares.  Além disso, a mediação contribui ao sistema judiciário, como uma solução mais célere e transformadora. Por fim, a mediação familiar traz benefícios significativos para solução dos litígios no Direito das Famílias, priorizando um método mais humanístico que garanta, com mais qualidade, a obtenção da Justiça.

Biografia do Autor

Sarah Dutra Rodrigues, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Rodrigues, S. D., & Ningeliski, A. de O. (2021). Mediação familiar: um novo olhar sobre os conflitos familiares. Academia De Direito, 3, 997–1018. https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3138

Edição

Seção

Artigos