A adoção no Brasil

óbices a um ato de amor

Autores

  • Pamela Vanessa Previatti Sauer Universidade do Contestado
  • Adriane de Oliveira Ningelinki Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2441

Palavras-chave:

Adoção, Criança, Adolescente, Óbices

Resumo

De todas as modalidades de colocação de um infante em uma família substituta, a adoção é a modalidade mais completa, visto que insere a criança ou adolescente em um novo núcleo familiar a fim de que tenham uma nova vida digna, com amor, carinho e respeito. Mas até que a adoção se concretize, há um longo processo a ser percorrido. No entanto, são encontrados diversos óbices até que a adoção seja concretizada. O presente estudo tem como objetivo compreender o que é adoção, bem como conhecer quais são as dificuldades e desafios encontrados por esses pais para realizar o tão esperado sonho de adotar. A técnica de pesquisa utilizada no estudo foi a bibliográfica, com pesquisas em livros e artigos e o método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo. Conclui-se, assim, que a morosidade no processo judicial de adoção, seja pela falta de servidor qualificado nas Varas da Infância e da Juventude, seja pelo excesso de processos, atrelada as tentativas de reinserção do infante na sua família de origem, bem como as exigências impostas pelos futuros pais quanto as características que seus futuros filhos acabam por contribuir em muito para que adoção se arraste por vários anos.

Biografia do Autor

Pamela Vanessa Previatti Sauer, Universidade do Contestado

Acadêmica de Direito da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Adriane de Oliveira Ningelinki, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Sauer, P. V. P., & Ningelinki, A. de O. (2020). A adoção no Brasil: óbices a um ato de amor. Academia De Direito, 2, 318–344. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2441

Edição

Seção

Artigos