Aleitamento materno exclusivo e seus impactos na sustentabilidade ambiental em capitais da Região Norte da Amazônia Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24302/sma.v14.6010Resumen
O leite materno é um alimento renovável, e sua contribuição para a sustentabilidade e segurança alimentar é uma temática relevante para o desenvolvimento de metas climáticas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar os índices de aleitamento materno exclusivo nas capitais da Amazônia brasileira, correlacionando-os com a sustentabilidade ambiental. Realizou-se um estudo bibliográfico, transversal, ecológico, com abordagem quantitativa, no qual foram analisados 26.178 casos de crianças menores de seis meses com acompanhamento na Atenção Primária à Saúde nas capitais da região norte da Amazônia brasileira. Desse total 18.605 crianças receberam o aleitamento materno exclusivo. Aplicou-se o teste do qui-quadrado de aderência aos dados referentes aos casos, obtendo-se o valor de p < 0,0001 para as capitais analisadas, indicando diferença significativa entre os anos estabelecidos. Os resultados apontam que Manaus se destaca pelo maior número de casos registrados. De modo, o período estudado apresentou uma redução nos índices nos anos de 2020 e 2021, com maior prevalência em 2024. Desse modo, a promoção do aleitamento materno não se limita ao campo da saúde, evolvendo também políticas públicas, justiça social, equidade de gênero e sustentabilidade ambiental. O presente estudo poderá contribuir para subsidiar a elaboração de políticas públicas e campanhas socioeducativas em todos os níveis de atenção, disseminando a importância do aleitamento materno exclusivo não apenas para a mãe e o bebê, mas também para a preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: amamentação; promoção da saúde; meio ambiente e saúde pública.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, permitindo-se a reprodução em outro periódico, se indicada a fonte. O mesmo deve ocorrer quando se quer publicar nesta revista, artigos já publicados em outras, desde que seja referenciada a origem na abertura do artigo.