Consultoria em sustentabilidade: estudo de caso em uma empresa brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v30.5927

Resumo

As complexas questões sociais e ambientais do mundo globalizado vem levando as empresas a serem questionadas em seu papel na resolução destes problemas. Com a sociedade e a legislação exigindo cada vez mais a sustentabilidade dos negócios, cria-se um campo de negócios para as consultorias em sustentabilidade, que com seu expertise podem apoiar seus clientes na mudança para modelos de negócios mais sustentáveis. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como se desenvolve um processo de consultoria em sustentabilidade em uma pequena empresa brasileira especializada nesta área, por meio de um estudo de caso. Para isto, foi analisado o caso de uma consultoria brasileira especializada, e do processo de produção de um relatório de impacto para sua cliente, que comercializa produtos da região amazônica. Três participantes do processo foram entrevistadas e os relatos foram organizados conforme um modelo de processo de consultoria selecionado, após revisão de literatura. Foi identificado que o processo de consultoria seguiu um formato compacto, devido a sua natureza diagnóstica, gerando como resultado uma série de aprendizados para o cliente, que não somente descobriu o tamanho do seu impacto, mas também lacunas em seu relacionamento com os fornecedores.

Palavras-chave: consultoria especializada; modelo de consultoria; relatório de sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Daniel Lira de Oliveira, PPAD - PUCPR

    Graduado em Administração pela PUCPR e em Comunicação - Jornalismo pela Unesp, especialista com pós-graduação pela FAE Business School em Administração com área de concentração em Marketing (com Metodologia do Ensino Superior), Tem experiência de mercado e de cinco anos no ensino superior (em cursos de Administração, e Tecnólogos em Marketing, RH e Logística), lecionando um total de 28 disciplinas diferentes.É autor do E-book marketing Estratégico (2018, 151p.) para a DtCom, e produziu materiais EAD (Gestão de marketing, 2018; Estudo de caso em marketing, 2019) para a Delinea. Trabalhou nas faculdades Fasul (Colombo e Curitiba), Centro Universitário Internacional / Uninter (Curitiba) e Facel (Curitiba), foi mentor da Aliança Empreendedora, participou do Programa ISAE-FGV de Voluntariado Executivo (Uaná).

  • Ubiratã Tortato, PPAD - PUCPR

    Possui Graduação e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Nanyang Technological University em Singapura e na Università degli Studi di Ferrara na Itália. Atualmente é Professor Titular nos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração - PPAD e Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS, da PUCPR. É líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade nas Organizações - GPSO. Editor-chefe da Applications of Circular Economy, Tem experiência na área de negócios e atua em pesquisa nos seguintes temas: sustentabilidade, economia circular, produtos sustentáveis, cadeias de suprimentos sustentáveis, ESG, indústria 4.0, transformação digital, eco eficiência e universidades e organizações sustentáveis.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Daniel Lira de; TORTATO, Ubiratã. Consultoria em sustentabilidade: estudo de caso em uma empresa brasileira. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 30, p. 73–90, 2025. DOI: 10.24302/agora.v30.5927. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5927. Acesso em: 1 jul. 2025.