Consultoria em sustentabilidade: estudo de caso em uma empresa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v30.5927Resumo
As complexas questões sociais e ambientais do mundo globalizado vem levando as empresas a serem questionadas em seu papel na resolução destes problemas. Com a sociedade e a legislação exigindo cada vez mais a sustentabilidade dos negócios, cria-se um campo de negócios para as consultorias em sustentabilidade, que com seu expertise podem apoiar seus clientes na mudança para modelos de negócios mais sustentáveis. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como se desenvolve um processo de consultoria em sustentabilidade em uma pequena empresa brasileira especializada nesta área, por meio de um estudo de caso. Para isto, foi analisado o caso de uma consultoria brasileira especializada, e do processo de produção de um relatório de impacto para sua cliente, que comercializa produtos da região amazônica. Três participantes do processo foram entrevistadas e os relatos foram organizados conforme um modelo de processo de consultoria selecionado, após revisão de literatura. Foi identificado que o processo de consultoria seguiu um formato compacto, devido a sua natureza diagnóstica, gerando como resultado uma série de aprendizados para o cliente, que não somente descobriu o tamanho do seu impacto, mas também lacunas em seu relacionamento com os fornecedores.
Palavras-chave: consultoria especializada; modelo de consultoria; relatório de sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ágora : revista de divulgação científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.