Empreendedorismo sustentável: uma oportunidade de estratégias competitivas

Autores

  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Carmem Ferreira de Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v22i2.1519

Palavras-chave:

Empreendedorismo Sustentável. Estratégias. Oportunidade Sustentável. Negócios Sustentáveis. Estratégia Competitiva.

Resumo

O empreendedorismo sustentável tem sido apontado como um elemento de suma importância de estratégias devido, entre outros fatores, ao seu potencial de oportunidades de negócios competitivos para as organizações por abranger aspectos sociais, econômicos e ecológicos. No primeiro momento, o texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo sustentável e estratégia e em seguida a discussão feita utilizando os dois construtos teóricos. Desta forma, o presente artigo apresenta e discute como o empreendedorismo sustentável pode ser uma oportunidade de estratégia competitiva para as empresas sobreviverem no mercado.  Apesar da literatura não apresentar uma discussão entres os dois arcabouço teórico, conclui-se na revisão bibliográfica que o empreendedorismo sustentável e estratégias têm uma correlação intrínseca por considerarem o ambiente em sua base de análise. 

Biografia do Autor

  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA
    Cursando Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação - UFPA, Bacharel em Administração - UFPA.
  • Carmem Ferreira de Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA
    Graduanda em Letras Língua Portuguesa - UFPA

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Arleson Eduardo Monte Palma; MIRANDA, Carmem Ferreira de. Empreendedorismo sustentável: uma oportunidade de estratégias competitivas. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 45–65, 2017. DOI: 10.24302/agora.v22i2.1519. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/1519. Acesso em: 1 maio. 2025.