Análise do comportamento financeiro do cidadão jovem, razão e emoção nas decisões

o que pensamos e o que efetivamente fazemos

Autores/as

  • Erico Veras Marques Universidade Federal do Ceará
  • Maria Aurilene Sales dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Wanessa Hellen Santana do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Jordânia de Sousa Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Jocildo Figueiredo Correia Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v26.3100

Resumen

A tomada de decisões é um processo intrínseco à vida humana, a qual leva à escolha de uma das alternativas disponíveis para resolver determinado problema. A teoria financeira moderna baseia-se na racionalidade ilimitada dos agentes quando da tomada de decisão, na busca da melhor escolha para maximização da utilidade. Sob a perspectiva da teoria das finanças comportamentais, o agente econômico passa a ser considerado como um ser de racionalidade limitada, em que, além desta, existem outras variáveis que o influenciam na sua decisão. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo é analisar a presença da racionalidade e da emoção no processo decisório. Tem como objetivo específico analisar a presença da racionalidade e da emoção nas decisões de consumo, de investimento, de cunho pessoal e de cunho familiar. A pesquisa é quantitativa, pela aplicação de um questionário com 75 assertivas, e qualitativa, pela realização de entrevistas com 15 questões subjetivas. Obteve-se 263 questionários válidos e 28 entrevistas. Os resultados demonstraram que as decisões de consumo sofrem influência dos amigos e das informações da internet, o que coincide com o perfil de jovens, universitários e solteiros. No que se refere à discussão do orçamento, é algo restrito aos pais e os jovens não participam. Pode-se inferir que discutir dinheiro de forma transparente ainda é muito difícil.

Palavras Chaves: Finanças Comportamentais, Decisão, Razão, Emoção

Biografía del autor/a

  • Erico Veras Marques, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Administração. Professor do curso de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Ceará. Brasil.

  • Maria Aurilene Sales dos Santos, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Wanessa Hellen Santana do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Jordânia de Sousa Gomes, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Jocildo Figueiredo Correia Neto, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Administração. Professor do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-09-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MARQUES, Erico Veras; SANTOS, Maria Aurilene Sales dos; NASCIMENTO, Wanessa Hellen Santana do; GOMES, Jordânia de Sousa; CORREIA NETO, Jocildo Figueiredo. Análise do comportamento financeiro do cidadão jovem, razão e emoção nas decisões: o que pensamos e o que efetivamente fazemos. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 26, p. 130–149, 2021. DOI: 10.24302/agora.v26.3100. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/3100. Acesso em: 1 may. 2025.