CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DO ATLETISMO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Marilândia do Nascimento Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.185

Palabras clave:

Atletismo. Ludicidade. Práticas Pedagógicas

Resumen

A presente pesquisa visa levantar na literatura nacional as contribuições que a inserção do atletismo no ensino fundamental pode trazer para a formação do indivíduo. Não apenas fisicamente, mas emocionalmente, psicologicamente e cognitivamente, isto é, sua formação no todo. Para que o ensino do atletismo seja difundido nas aulas de educação física, algumas barreiras estruturais e sociais deverão ser superadas. Novas metodologias e práticas pedagógicas são necessárias e a ludicidade vem tomando seu espaço como metodologia gerando resultados positivos no ensino do atletismo no ensino fundamental. O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, levantando dados primários sobre o tema estudado, embasados em autores conceituados na área da educação física e da pedagogia. O que se pretende de forma indireta com o estudo é divulgar o atletismo de forma crítica no seu contexto socioeconômico e cultural.

Biografía del autor/a

  • Marilândia do Nascimento, Universidade do Contestado
    Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Física – UNC, Professora de Educação Física do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais.

Publicado

2012-05-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NASCIMENTO, Marilândia do. CONTRIBUIÇÕES DA INCLUSÃO DO ATLETISMO NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 94–108, 2012. DOI: 10.24302/agora.v17i2.185. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/185. Acesso em: 1 may. 2025.