A DECADÊNCIA DA GESTÃO EDUCACIONAL DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Authors

  • Vanessa Aparecida Rodrigues Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.32

Keywords:

Rompimento de Paradigmas, Dissociação, Políticas Públicas.

Abstract

Até pouco tempo existia um modelo padrão de diretor escolar, ele era sujeito passivo e sem voz ativa constituindo – se num mero repassador de informações servindo apenas para controlar e supervisionar o funcionamento da escola de acordo com a imposição de normas do sistema de ensino. Nos dias atuais há ainda resquícios em algumas escolas sobre o antigo modelo ditatorial caracterizando-se pelo novo enfoque de organização abrangendo direta ou indiretamente na qualidade do funcionamento da instituição. Diante do exposto, procurou-se estudar a problemática existente nas escolas e onde se desencadearam as crises, os fracassos, o impedimento da atuação participativa do gestor educacional na execução dos comandos dirigidos e a fragmentação e interrupção das metas deste através da hierarquia e do sistema. É de grande relevância o tema abordado, pois os gestores atuais sofrem com a complexidade do cargo. Independente da nomenclatura o gestor é o responsável pela atenção e pela garantia dos “recursos” necessários que assegurem o bom funcionamento do estabelecimento e após ter definido sua própria postura assumindo a responsabilidade de atuar na transformação, será capaz de compreender o sistema e criticar a realidade atuando na busca da superação.

Author Biography

  • Vanessa Aparecida Rodrigues, Universidade do Contestado
    Acadêmica da Pós Graduação Lato Sensu em Formação para o Magistério Superior

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RODRIGUES, Vanessa Aparecida. A DECADÊNCIA DA GESTÃO EDUCACIONAL DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p. 166–177, 2011. DOI: 10.24302/agora.v16i2.32. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/32. Acesso em: 1 may. 2025.