Urbanização de assentamentos no Brasil: considerações ambientais
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v22i2.1448Keywords:
Assentamentos Precários. Urbanização. Meio Ambiente.Abstract
O objetivo deste estudo é desenvolver considerações acerca das ações de urbanização em assentamentos precários tendo em vista questões ambientais, partindo de uma análise bibliográfica de estudos pré-existentes que tratam da urbanização de assentamentos no Brasil. O crescente surgimento de assentamentos no Brasil trouxe preocupações e necessidade de políticas habitacionais para intervenção de possíveis danos existentes que comprometeram espaços de preservações ambientais. Assentamentos com tal realidade são denominados de assentamentos precários. Contudo, existem políticas e programas com a finalidade de intervir nos problemas causados por eles, como o Programa de Urbanização de Assentamentos. As intervenções mostraram uma diversidade ambiental regional, de acordo com as peculiaridades e necessidades das regiões no que tange a questões sociais e políticas envolvidas.Downloads
Published
2017-12-19
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2017 Ágora : revista de divulgação científica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
How to Cite
MENDES, Erika Alencar de Moura; FONSECA, Joabe Robson Texeira; GUEDES, Maria Josiane de Lima; FERREIRA, Renan Silva; MENELAU, Almir Silveira. Urbanização de assentamentos no Brasil: considerações ambientais. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 87–104, 2017. DOI: 10.24302/agora.v22i2.1448. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/1448. Acesso em: 1 may. 2025.