O que sabemos sobre o controle interno das empresas de saneamento básico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v30.5814

Resumo

O estudo investigou as práticas e deficiências de controle interno em empresas do setor de Água e Saneamento Básico, utilizando a Metodologia COSO como referência. Foram selecionadas as empresas listadas no setor do período de 2015 e 2022, totalizando 236 observações de práticas de controle e deficiências. Os dados foram coletados dos Formulários de Referência disponíveis no site da B3. Um aspecto destacado foi a necessidade de melhorias significativas, especialmente na área de Tecnologia da Informação, identificada como uma das fontes principais de deficiências de controle interno. As soluções propostas pelas empresas incluíram a remoção de acessos privilegiados e o estabelecimento de monitoramento periódico. Além disso, é essencial aprimorar os processos de comunicação e informação. Dentre os principais pontos, a classificação das deficiências revelou que questões relacionadas a contas do balanço, deficiências na área de TI e ausência de manuais e políticas definidas foram as mais comuns. Isso destaca a importância de concentrar esforços nessas áreas para fortalecer o controle interno como um todo. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem o impacto das deficiências de controle interno na performance financeira e operacional das empresas.

Palavras-chave: controle interno; COSO; deficiências de controle interno.

Biografia do Autor

  • Marcelo Antonio Pierri Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Contabilidade. Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina e Docente no Centro Universitário Estácio de Sá. Santa Catarina. Brasil. 

  • Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina; Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Planejamento e Controle de Gestão - Mestrado Profissional. Departamento de Contabilidade. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIERRI JUNIOR, Marcelo Antonio; ALBERTON, Luiz. O que sabemos sobre o controle interno das empresas de saneamento básico?. Ágora : revista de divulgação científica, [S. l.], v. 30, p. 134–150, 2025. DOI: 10.24302/agora.v30.5814. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/5814. Acesso em: 8 nov. 2025.