O que Watu nos diz?

Vitalizar nossa habitação na Terra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5222

Resumo

O presente artigo pretende problematizar o antropocentrismo moderno e a inauguração não apenas de uma nova época no mundo, mas a regulação dos modos de vivência para determinar um “jeito de habitar essa terra”. Um habitar que culminou na crise ecológica e evoca um abandono total e de devastação dos ecossistemas e sua biodiversidade. Por esse modo, em um diálogo com Ailton Krenak (2022), Antônio Bispo dos Santos (2023) e Malcom Ferdinand (2022), nós pensamos junto com saberes ancestrais preservados pela memória uma proposta de construir uma confluência entre cartografias de mundo, em especial, a voz das águas do rio Watu, considerado avô do povo Krenak, como exercício de escuta das vozes das águas como uma dinâmica relacional de afetos em que Watu descentraliza o antropocentrismo para outras formas plurais de existência enunciadas pelo anthropos e seu modelo colonial de habitar o mundo. Somado a esse exercício de escuta da voz das águas dos rios, em especial do rio Watu, propomos a ação de aquilombamento (Ferdinand 2022) como fundamento para a construção de novas cartografias do mundo e a recuperação de um vínculo transcendente com a Mãe Terra. Afinal, o ato de aquilombamento praticado pelos povos africanos vítimas da escravidão é uma recusa de viver em um mundo marcado pela violência e a destruição de outros humanos e não-humanos (natureza).

Palavras-chave: Ancestralidade; Crise Climática; Filosofia Política; Territorialização.

Biografia do Autor

Luis Thiago Freire Dantas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela UFPR. Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPed) da UERJ. Rio de Janeiro. Brasil.

Igor Lorra Pereira Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Filosofia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista IC – FAPERJ. Membro do grupo de pesquisa Mulungu: leituras contra-coloniais. Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Dantas, L. T. F., & Costa, I. L. P. (2024). O que Watu nos diz? Vitalizar nossa habitação na Terra. Profanações, 11, 76–96. https://doi.org/10.24302/prof.v11.5222

Edição

Seção

Artigos