Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Profanações?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

a) O arquivo do artigo não deverá conter identificação dos autores. A identificação dos autores deve constar em documento complementar que deverá ser anexado no passo 4 da submissão: Transferência de documentos suplementares. O arquivo deverá conter: Título do artigo, nome por extenso de cada autor, com seu(s) título(s) acadêmico(s) mais elevado(s), sua vinculação institucional (função, instituição, departamento, e outros), cidade, estado, país e endereço eletrônico de todos os autores do artigo.

b) A Revista Profanações aceita apenas artigos e resenhas originais e inéditos, recebidos exclusivamente via sistema on-line da revista, e que não estejam sendo avaliados, para publicação, por outra revista. As resenhas precisarão se referir a livros de significativo impacto no debate do tema abordado. Serão aceitos também artigos com caráter de ensaio teórico. Tanto as resenhas como os ensaios teóricos, terão como critério de aceite para publicação, sua contribuição para o avanço na abordagem das áreas temáticas das ciências humanas.

c) O texto deve ser elaborado em espaço 1.5 limitando-se  entre 12 a 30 laudas e as resenhas devem ter um máximo de 5 laudas.

d) As notas de rodapé,somente para explicações e ampliações conceituais. As demais citações recomenda-se o sistema autor-data no corpo do texto.

e) Todas as ilustrações (tabelas, gráficos e figuras) devem estar em preto e branco e inseridas no texto. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, não devendo ultrapassar os 2MB).

f) As margens superior e esquerda devem ficar definidas em 3 cm e as margens inferior e direita devem ficar definidas em 2 cm, com fonte Arial, tamanho 12 no corpo do texto, e tamanho 10 para citações longas (com mais de três linhas).

g) Os artigos e resenhas devem estar vinculados preferencialmente com o contexto da Revista e serem escritos em língua portuguesa ou espanhola.

h) Os artigos devem ser organizados em: Título (máximo de 15 palavras) na língua original e traduzido para o inglês; Resumo na língua original e Abstract (máximo de 250 palavras cada); Palavras-chave na língua original e Keywords (mínimo 3 e máximo de 5 palavras cada).Sugere-se que o corpo do texto contemple os elementos constituintes indispensáveis aos textos científicos.

h) As referências deverão estar em ordem alfabética, conforme a NBR 6023 vigente. Exemplos:

(1)  Um autor:

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história.  Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2005.

(2) Dois autores:

FERRY, Luc; RENAUT, Alain. Pensamento 68: ensaio sobre o anti-humanismo contemporâneo. Tradução Roberto Markenson e Nelci do Nascimento Gonçalves. São Paulo: Ensaio, 1988.

(3) Três autores:

NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard Peter Norton: Sociedade individualizada. Tradução: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994.

(4) Quatro ou mais autores:

BRITO, Edson Vianna, et al. Direitos humanos. 2.ed. São Paulo: Frase Editora, 1996.

Nota: Quando houver mais de três autores, indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Em casos específicos tais como projetos de pesquisa científica nos quais a menção dos nomes for indispensável para certificar autoria, é facultado indicar todos os nomes.

(5)  Organizador, Coordenador, etc.:

NOVAIS, Adauto (Org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

 

(6) Textos integrantes

LORAUX, Nicole. A TRAGÉDIA GREGA E O HUMANO. (In) NOVAIS, Adauto (Org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

(7) Trabalhos apresentados em eventos:

Elementos essenciais: nome do evento, numeração (se houver), ano e local de realização. Em seguida deve-se mencionar o título do documento (anais, resumos, atas etc), seguido dos dados do local de publicação, editora e data de publicação. Ex.

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Quando a violência doméstica contra crianças e adolescentes pode ser considerada terror? In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE PREVENCIÓN Y ATENCION DEL MALTRATO INFANTIL, 6., 2001, Buenos Aires. Anais… Buenos Aires, 2001.

(8) Artigos de Jornal:

BORGUEZAN, D. Sob os argumentos Agambenianos: Nossas leis são contemporâneas? Jornal A Notícia, Joinvile, p. 12, 14 out. 2012.

(9) Periódicos:

BORDIN, Luigi. Império e multidões no pensamento filosófico-político de Antonio Negri. Revista de Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 5, n. 9, p. 43-60, jul./dez. 2004.

(10)Dissertações, teses etc.

Bazzanella, Sandro Luiz. A centralidade da vida em Nietzsche e Agamben frente a metafísica ocidental e a biopolítica contemporânea. 2010. 468 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

(11) Documentos em formato eletrônico

MILLS, Catherine. Agamben’s Messianic Politics: Biopoliticcs, Abandonment na Happy Life. Contretemps 5. Cecember 2004, p. 42-62, Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/31099473/Agamben-s-Messianic-Politis-Bio-Politics-Abandonment-andHappy-Life>. Acesso em: 02 nov. 2010.

(12) Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos:

REUNIÃO ANUAL DE SOIOLOGIA, 18., 1988. Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1988.

(13) Para citações bibliográficas no corpo do texto, sugere-se o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página, sempre entre parênteses. Ex.: (VALLEJO, 1988, p. 87); (SACHS, 1986).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.